Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/14626
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_PedroIvoSilva_tcc.pdf691,8 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Educação das relações étnico-raciais negras : uma experiência na formação continuada de professores/as
Autor(es): Silva, Pedro Ivo
Orientador(es): Sousa, Maria do Amparo de
Assunto: Discriminação racial
Relações étnico-raciais
Professores - formação continuada
Data de apresentação: 20-Nov-2015
Data de publicação: 16-Set-2016
Referência: SILVA, Pedro Ivo. Educação das relações étnico-raciais negras: uma experiência na formação continuada de professores/as. 2015. 44 f. Monografia (Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos no Contexto da Diversidade Cultural)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: A pesquisa aqui apresentada trata da Educação das Relações Étnico-Raciais negras (BRASIL, 2003, 2004; SILVA, 2001) na formação continuada de professores/as, por meio de uma ação interventiva, em formato de uma oficina intitulada ‘Racismo, mídia e educação’, realizada junto ao corpo docente e outros profissionais da educação vinculados ao Ensino Médio de uma escola pública do Distrito Federal. Essa ação surgiu como resposta à problemática da discriminação racial dentro do ambiente pesquisado, a qual foi percebida pelos/as professores/as nos conflitos surgidos em sala de aula, nas opiniões, piadas e brincadeiras racistas sobre negros/as. Dessa forma, buscou promover significação dessa temática no cotidiano de trabalho pedagógico de seus/suas participantes contra a desigualdade racial. Esta pesquisa inscreve-se, ainda, nos pressupostos dos estudos qualitativos (ANDRÉ, 2005) e aplica o método da ‘pesquisa-intervenção’, as técnicas de ‘observação participante’ e ‘entrevista’ (MOREIRA, 2004), assim como os instrumentos ‘entrevista por e-mail’ (FLICK, 2009) e ‘relatos autobiográficos’ (CHIZZOTTI, 2011; CASTRO, 2014), para a análise e discussão da observação feita durante a supramencionada oficina e também dos relatos disponibilizados via e-mail por duas participantes. Os resultados permitiram inferir como algumas visões de mundo expostas ao longo da ação refletem atitudes que buscam o reconhecimento da luta contra o racismo, mas que ao mesmo tempo hierarquizam as diferenças raciais, em um jogo de contradições ainda presente na sociedade brasileira (RIBEIRO, 1995; MUNANGA, 2004). Diante disso, a intervenção proposta foi sinalizada como positiva pelos/as participantes, no que tange à sua autoconscientização e capacitação teórica sobre o tema para a praxis docente, além da elaboração de ações pedagógicas práticas de combate ao racismo, as quais foram encaminhadas à equipe gestora como propostas para as diretrizes do PPP da escola.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Curso de Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural, 2015.
Aparece na Coleção:Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons