Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/14625
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_FranciscoMarcioAmadoBatista_tcc.pdf679,53 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Estudo da educação das relações étnico raciais na EC 66
Autor(es): Batista, Francisco Márcio Amado
Orientador(es): Barroso, Eloísa Pereira
Assunto: Cultura afro-brasileira
Diversidade na escola
Relações étnico-raciais
Data de apresentação: Dez-2015
Data de publicação: 16-Set-2016
Referência: BATISTA, Francisco Márcio Amado. Estudo da educação das relações étnico raciais na EC 66. 2015. 47 f, il. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos no Contexto da Diversidade Cultural)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: O presente texto busca fazer uma análise dos processos de ensino-aprendizagem da Escola Classe 66 para o atendimento da Lei 10.639/03, onde foi instituído a obrigatoriedade do ensino da importância da população negra no desenvolvimento do Brasil. Nessa esteira, o estudo em tela, teve por objetivo conhecer o desenvolvimento das atividades pedagógicas no espaço escolar e se essas relações foram influenciadas por questões raciais. A metodologia adotada foi o da pesquisa-ação, com aplicação de um questionário aberto para as equipes docentes/discentes e foram feitas análises de conteúdo das respostas. As referências utilizadas foram as leituras dos módulos anteriores e doutras que abordavam as relações etnicorraciais presentes na biblioteca virtual do SECAD/MEC. Por fim, a aplicação do Projeto interventivo na EC 66 produziu a alteração esperada na realidade escolar referente ao reconhecimento da importância da cultura negra.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Curso de Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural, 2015.
Aparece na Coleção:Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons