Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/14623
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_RodrigoRodriguesdeOliveira_tcc.pdf1,16 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Cultura afro-brasileira e africana : além do samba, da capoeira e da culinária
Autor(es): Oliveira, Rodrigo Rodrigues de
Orientador(es): Raposo, Mírian Barbosa Tavares
Assunto: Educação
Cultura afro-brasileira
Relações étnico-raciais
Data de apresentação: 14-Nov-2015
Data de publicação: 16-Set-2016
Referência: OLIVEIRA, Rodrigo Rodrigues de. Cultura afro-brasileira e africana: além do samba, da capoeira e da culinária. 2015. 47 f., il. Monografia (Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos no Contexto da Diversidade Cultural)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Este projeto de intervenção apresenta procedimentos teóricos-metodológicos e práticos que visam a execução de uma oficina com o fito de promover a valorização da cultura afro-brasileira e africana por parte dos estudantes e dos docentes de uma escola pública localizada no município de Valparaíso de Goiás. A oficina, dividida em oito temas/partes, terá a duração de dois meses e ocorrerá, efetivamente, dos meses de outubro/2015 a novembro/2015. Para lançar luz à discussão resgatamos algumas leituras relativas à temática da cultura afro-brasileira e africana por meio de pesquisadores como Kabengele Munanga (2008), Nilma Gomes (2006), Eliane Cavalleiro (2001) entre outros. O público alvo serão os alunos do 2ª ano, do Ensino Fundamental de 9 anos, do turno vespertino. Serão realizadas aulas abertas e oficinas semanais que abordam diversos assuntos relacionados à temática étnico-racial. Pretendemos, a partir da execução desse projeto desconstruir relações preconceituosas e, sobretudo, possibilitar a formação de cidadãos críticos e conscientes quanto à própria realidade de modo a saberem conhecer a discriminação racial existente na sociedade e de lutar contra ela rompendo as barreiras do preconceito.
Abstract: This project presents methodological, practical, and theoretical procedures that aims the execution of a workshop which will promote the Afro-Brazilian Culture and African Culture importance among students and teachers of a public school located in Valparaíso de Goiás town. The workshop, divided into eight themes/parts, will have a length of two months, indeed, October and November, 2015. To enlighten this discussion some readings about the Afro-Brazilian and African Cultures will be rescued through some researchers as Kabengele Munanga (2008), Nilma Gomes (2006), Eliane Cavalleiro (2001), among others. The target audience will be the 9-years-old students of the 2nd year of Elementery School who studies in the afternoons. Opened classes and workshops that cover the subject related to the ethic-racial theme will happen during the week. From this Project execution is intended to rearrange prejudice relations, and mostly, to make possible the formation of criticizing and conscious citizens about their own realty for the purpose of they realize the racial discrimination existent in the society and furthermore fight against it overcoming the barriers of prejudice.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Curso de Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural, 2015.
Aparece na Coleção:Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons