Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/1462
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2008_TamaraRibeirodeAlmeida.pdf320,17 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Mapeamento de competências em profissionais de um hotel do Distrito Federal
Autor(es): Almeida, Tamara Ribeiro de
Orientador(es): Odelius, Catarina Cecília
Assunto: Administração de pessoal
Competências organizacionais
Hotelaria
Qualificações profissionais
Data de apresentação: Mai-2008
Data de publicação: 8-Fev-2011
Referência: ALMEIDA, Tamara Ribeiro de. Mapeamento de competências em profissionais de um hotel do Distrito Federal. 2008. 87 f. Monografia (Especialização em Gestão de Pessoas)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008.
Resumo: Este estudo investiga o mapeamento de competências organizacionais e profissionais de um hotel do Distrito Federal. Os objetivos específicos compreendem: (1) identificar as competências organizacionais em empresa do ramo hoteleiro; (2) identificar as competências profissionais necessárias ao atendimento das competências organizacionais; (3) identificar os desafios internos e externos de uma organização hoteleira com foco em mapeamento de competências; (4) fornecer subsídios para o desenvolvimento de estratégias que possam ser utilizadas para o desenvolvimento das competências necessárias aos profissionais e organização. O referencial teórico está baseado nos atuais modelos de gestão com foco em competências abordando também competências organizacionais, relacionadas ao segmento do turismo e da indústria hoteleira no Distrito Federal. Trata-se de um estudo de caso realizado em um hotel de grande porte, categoria cinco estrelas super luxo, com vistas a mapear os conhecimentos, as habilidades e as atitudes dos profissionais que atuam neste setor. A coleta de dados foi realizada por meio de dois grupos focais com os colaboradores da organização, pertencentes ao grupo operacional e gerencial. Os resultados foram discutidos com base na técnica de análise de conteúdo. Entre os resultados mais significativos da pesquisa destaca-se: (1) os comportamentos que se referem à atitude do colaborador perante o atendimento ao cliente foram os que geraram uma maior quantidade de dados; (2) para muitos, o conhecimento acadêmico/intelectual foi considerado dispensável para o profissional do setor; (3) as competências necessárias ao profissional da hotelaria restringem-se àquelas que estão relacionadas ao atendimento; (4) as competências organizacionais relativas à qualidade do atendimento e infra-estrutura foram consideradas indispensáveis, porém, de fácil imitação.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, 2008.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2008.05.TCC.1462
Aparece na Coleção:Gestão de Pessoas



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.