Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/14618
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_SavoySaboiaeSaboia_tcc.pdf844,82 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O ensino de filosofia e a Lei 10.639/03 : uma análise do livro didático
Autor(es): Saboia, Savoy Saboia e
Orientador(es): Raposo, Mírian Barbosa Tavares
Assunto: Cultura afro-brasileira
Filosofia - estudo e ensino
Livros didáticos
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 16-Set-2016
Referência: SABOIA, Savoy Saboia e. O ensino de filosofia e a Lei 10.639/03: uma análise do livro didático. 2015. 47 f., il. Monografia (Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos no Contexto da Diversidade Cultural)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Pensar educação dentro do contexto cultural e histórico daquelas pessoas que acolhem esses ensinamentos, é pensar também como podemos utilizar das experiências e vivências pessoais das/dos estudantes para tornar o ensinamento mais significativo e condizente com a realidade das/dos que o apreendem. Por vezes, podemos nos deparar com conteúdos desconexos ou que não possuem uma relação direta com a nossa realidade, ficando à cargo da/do docente, a realização de uma ponte entre o que deve ser apreendido e como ele pode ser construído a partir da nossa realidade. É com essa ideia que propomos uma análise dos livros didáticos utilizados na Educação Básica, uma vez que esse material pode ser o único apoio pedagógico escrito que a/o docente poderá utilizar. Saber como esse material aborda questões que consideramos de extrema importância, é conseguir mapear as contribuições positivas que cada material pode oferecer, e também apontar possíveis melhorias, para que consigamos utilizar uma abordagem mais diversificada e que consiga abarcar uma maior pluralidade de experiências e saberes científicos. Levando isso em consideração, propomos uma análise de um livro didático de filosofia utilizado no Ensino Médio e como esse material aborda a aplicabilidade da Lei 10.639/03, onde fica estabelecido o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana na Educação Básica em todo o Brasil.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Curso de Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural, 2015.
Aparece na Coleção:Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons