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Título: Os direitos humanos entrelaçados aos parâmetros da escola bilíngue para o aluno surdo
Autor(es): Rocha, Sueli Matos Moreira da
Orientador(es): Borges, Fabrícia Teixeira
Assunto: Surdos - educação
Educação bilíngue
Minorias - educação
Data de apresentação: 14-Nov-2015
Data de publicação: 16-Set-2016
Referência: ROCHA, Sueli Matos Moreira da. Os direitos humanos entrelaçados aos parâmetros da escola bilíngue para o aluno surdo. 2015. 43 f. Monografia (Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos no Contexto da Diversidade Cultural)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Os Direitos Humanos são engendrados a muitos aspectos relacionados a conquistas e lutas, e assim está associado aos parâmetros que norteiam a educação bilínge para o aluno surdo. Ao passo que os objetivos propostos são enfatizados sob a perspectiva da pesquisa de intervenção com ações que viabilizem a disseminação de informações sobre os Direitos Humanos na escola bilíngue embasados na cultura e identidade do povo surdo. Essas ações visam garantir uma educação para crianças e adolescentes que considere as peculiaridades da cultura e da identidade do povo surdo. A metodologia deste trabalho terá como foco a Pesquisa-Intervenção sob a perspectiva qualitativa, em que terá como objeto de análise a discussão e diálogo entre professores da escola bilingue, cujo instrumento de discussão é norteado por meio de um questionário, em que serão indagadas questões sobre a importância dos Direitos Humanos engendrados aos preceitos dos Direitos Humanos, os direitos e garantias propostos pelo governo à comunidade surda, a filosofia e os métodos adotados pela instituição de ensino, os objetivos norteadores do processo de bilinguismo e a questão da cultura e identidade dos surdos no âmbito escolar. Essas indagações embasarão a estruturação dos mecanismos que deverão ser aplicados futuramente para que a educação dos surdos no bilinguismo seja fonte vinculada a apresentação dos Direitos Humanos no contexto educativo. A história da educação será vista articulada a questão dos Direitos Humanos, e ainda será observado o currículo escolar que está intríseco na consolidação da educação, em especial, na escola bilíngue para surdos. Percorrer a história do povo surdo no Brasil é fundamental para a compreensão do processo de lutas e de conquistas que permeiam o cenário da construção cultura e do pertencimento da identidade peculiares ao surdo. Transitar conhecendo a origem da escola bilíngue implica compreender a ascensão social da comunidade surda, além de vislumbrar aspectos das nuances que são mecanismos da educação bilíngue. Essa educação é norteadora da perspectiva da comunidade surda enviesada pela importância da caracterização da cultura dos surdos como aporte da fundamentação essencial para o desenvolvimento integral do surdo.
Abstract: The Human Rights are connected to many themes like victories and fights, that’s why it is associated to bilingual education to deaf students. The proposal of this research is based on interventions that make practical the dissemination of references about Human Rights to deaf people and culture in Bilingual School, in order to guarantee that children and teenagers understand and respect different cultures. The methodology was based on research-interference under a qualitativepoint-of-view. The object of analysis was debates and dialogues between teachers from The Bilingual School in Distrito Federal, Brasília. The instrument used on this research was a questionnaire with questions about the Human Right’s value, the deaf community rights and guarantees, the Educational Institution’s philosophy and methods, the bilingual process purposes and deaf culture and identity propagation in school, that will make de deaf education in Bilingual Institutes based on strong bases firmed in Human Rights in the future. The Education History and the new curriculum will be interconnected to Human Rights, especially in Bilingual Schools to deaf students. To know Deaf People History in Brazil is fundamental to comprehend the fights and victories processes that were responsible for the deaf culture and identity formation. To know the Bilingual School origin is to understand the deaf people rise inside our society, besides, it makes possible to see the Bilingual Education mechanisms, essential aspects to describe and to know this culture, in order to contribute with deaf integral development.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Curso de Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural, 2015.
Aparece na Coleção:Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural



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