Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/14593
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_HelenaCristinaAragaodeSaMartins_tcc.pdf9,41 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Educação, cidadania e relações de gênero : desafios e potencialidades do ensino de ciências naturais
Autor(es): Martins, Helena Cristina Aragão de Sá
Orientador(es): Caixeta, Juliana Eugênia
Assunto: Ciências - estudo e ensino
Educação
Cidadania
Relações de gênero
Data de apresentação: 2014
Data de publicação: 15-Set-2016
Referência: MARTINS, Helena Cristina Aragão de Sá. Educação, cidadania e relações de gênero: desafios e potencialidades do ensino de ciências naturais. 2014. 159 f., il. Monografia (Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos no Contexto da Diversidade Cultural)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: A pesquisa desenvolvida busca reconhecer as possíveis contribuições que o ensino de Ciências pode fornecer para a educação das relações de gênero, respaldado pela educação científica. Assim, apresenta-se uma proposta de intervenção na condição de um projeto escolar, relacionada a uma abordagem crítica e democrática das relações de gênero no Ensino de Ciências. Dadas às possibilidades de trajetória, optou-se pela pesquisa-ação, sendo empregada em duas fases: (i) na primeira fase, as ações interventivas foram direcionadas aos professores da área de Ciências da Natureza do Colégio Riacho Fundo II; (ii) na segunda fase as ações foram voltadas para os(as) alunos(as) do turno noturno da unidade escolar. As ações interventivas direcionadas aos professores foram realizadas em 04 reuniões no espaço da coordenação pedagógica e tiveram como objetivo conhecer às concepções e crenças dos professores sobre as questões de gênero, bem como elaborar ações interventivas direcionadas aos(as) alunos(as). Já as ações interventivas direcionadas aos(as) alunos(as), se constituíram numa busca didática e viável, para romper com as desigualdades presentes no cotidiano, de modo a auxiliar os(as) alunos(as) – sujeitos principais da educação – em suas construções, sobretudo nas de gênero. Nesta perspectiva e em meio às discussões sobre direitos humanos e educação, o projeto de pesquisa desenvolvido articulou a educação das relações de gênero e o ensino de Ciências, tirando dessa articulação considerações, temáticas e questões relativas a forma pelas quais o ensino de Ciências pode promover a educação das relações de gênero, entendida enquanto direito humano fundamental.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Coordenação dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu, Curso de Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural, 2014.
Aparece na Coleção:Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons