Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/14589
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_FernandaChavesdeFreitas_tcc.pdf741,76 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Formação de professores : sala de aula, rico espaço de aprendizagens e diversidade cultural
Autor(es): Freitas, Fernanda Chaves de
Orientador(es): Longo, Clerismar Aparecido
Assunto: Ambiente de sala de aula
Professores - formação
Diversidade na escola
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 15-Set-2016
Referência: FREITAS, Fernanda Chaves de. Formação de professores: sala de aula, rico espaço de aprendizagens e diversidade cultural. 2015. 39 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos no Contexto da Diversidade Cultural)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: O presente estudo intitulado “Formação de professores: sala de aula, rico espaço de aprendizagens e diversidade cultural” teve como objetivo compreender como a experiência em sala de aula e a vivência com a diversidade cultural contribuem para a formação profissional. Por meio de análise de questionário, busquei: identificar como a convivência com a diversidade da sala de aula auxilia no desenvolvimento profissional das professoras; identificar como as professoras buscam o aperfeiçoamento profissional; e de que forma a diversidade cultural e situações desafiadoras encontradas em sala de aula instigam na busca por conhecimento. Embasada em autores como Freire, Mizukami, Pimenta, Marques e de outros autores, analisei como acontece o processo de formação inicial, formação continuada e a prática reflexiva de professores/as. Participaram deste estudo treze professoras de séries inicias de uma escola pública localizada no Riacho Fundo II e, para análise dos questionários, optei pela metodologia de pesquisa qualitativa. A análise dessas observações e registros nos traz a conclusão de que a sala de aula possui um mundo rico de possibilidades de aprendizagens e de diversidade cultural que podem acrescentar à formação profissional dos docentes. Além disso, trouxe a percepção da necessidade de haver espaço para os/as alunos/as expressarem suas ideias, para que aconteça aprendizagem mútua, ou seja, alunos/ase professores/as aprendendo com o trabalho pedagógico desenvolvido e com as relações estabelecidas.
Abstract: This study entitled “Teacher’s Training: classroom, a great place to learn and cultural diversity” aimed to understand how the experience of a classroom and to live with cultural diversity helps the professional training. By a questionnaire analysis, I searched: to identify how having diversity in the classroom helps the teachers professional development, to identify how teachers seek for a professional improvement, and which ways the cultural diversity and challenging situations in the classroom contribute in search to acknowledge.Based on authors, such as, Freire, Mizukami, Pimenta, Marques and others, I analyzed how the beginners, continued and teachers practice.In this study, thirteen teachers from a public school in Riacho Fundo II C, from beginners classes, participated, and to questionnaire analysis it was chosen qualitative search methodology. These datas and observations made, concluded that inside a classroom there is a world full of possibilities and cultural diversity, and these elements can add a lot to the teaching shaping process. Besides that, it showed that the students need to have room to express themselves in order to a mutual learning experience happens, in other words, students and teacher learning with an educational work and an established relationship.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Curso de Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural, 2015.
Aparece na Coleção:Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons