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dc.contributor.advisorSantos, Larissa Medeiros Marinho dos-
dc.contributor.authorMaia, Marcos Felipe Gonçalves-
dc.identifier.citationMAIA, Marcos Felipe Gonçalves. A biblioteca escolar re-significada à luz de Paulo Freire e dos direitos humanos. 2015. 22 f., il. Monografia (Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos no Contexto da Diversidade Cultural)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.pt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Psicologia Escolar e do Desenvolvimento , 2015.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa intervenção tratou da ressignificação da biblioteca escolar a partir do conceito de biblioteca popular de Paulo Freire. A intervenção foi realizada na Escola Família Agrícola de Porto Nacional, Tocantins no ano de 2015. Foi problematizada a função da biblioteca escolar de guardar a memória de quem, por quê e para quem. A partir de Paulo Freire e dos Direitos Humanos foi apresentada à Escola Família Agrícola a importância de se registrar os conhecimentos e vivências da comunidade local com a finalidade de transformação das pessoas e do mundo para a criação de uma sociedade pautada na justiça e na diversidade; reconhecendo as diversas formas de saber e de conhecer para além daquela forma tradicional de armazenamento de conhecimento da biblioteca tradicional, que é impositiva e violenta. Foi problematizada a importância da biblioteca desenvolver a leitura/escritura de mundo para além da palavra escrita. A biblioteca escolar é destacada enquanto espaço para o exercício do ler o mundo por meio de diversas fontes de informação. Na intervenção realizada na biblioteca da escola supracitada foi encontrado um livro escrito pelos próprios estudantes com suas vivências e experiências de mundo, denominado por eles mesmos de “livro artesanal”.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA biblioteca escolar re-significada à luz de Paulo Freire e dos direitos humanospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2016-09-15T14:02:47Z-
dc.date.available2016-09-15T14:02:47Z-
dc.date.submitted2015-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/14587-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectBibliotecas escolarespt_BR
Aparece na Coleção:Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural



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