Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/14586
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_AgnesMiyashiroPereira_tcc.pdf837,96 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Educação em e para os direitos humanos em creche : algumas reflexões e propostas de atuação
Autor(es): Pereira, Agnes Miyashiro
Orientador(es): Barroso, Maria Helenice
Assunto: Educação de crianças
Creches
Data de apresentação: Nov-2015
Data de publicação: 15-Set-2016
Referência: PEREIRA, Agnes Miyashiro. Educação em e para os direitos humanos em creche: algumas reflexões e propostas de atuação. 2015. 53 f., il. Monografia (Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos no Contexto da Diversidade Cultural)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Lançar um olhar – através de pesquisa bibliográfica, entrevistas com (ex-)profissionais e a partir da minha própria experiência na Educação Infantil em creche pública –, para o paradigma de assistencialismo que ainda impera amplamente em tal instituição em inúmeros municípios brasileiros, em contextos de condições materiais e imateriais precárias, para fazer reflexões e pensar práticas possíveis da Educação em e para os Direitos Humanos (EDH), no Contexto da Diversidade Cultural. Esse foi o desafio do trabalho de pesquisa em pauta, organizado em objetivos específicos que incluem a busca por pensar uma prática reflexiva da igualdade na diferença em (i) atividades com crianças pequenas; (ii) nas relações com famílias e comunidade; e (iii) na promoção de dinâmica de formação coletiva com profissionais de creche. O mesmo está fundamentado teoricamente em autores da educação, especialmente Paulo Freire e Sonia Kramer, da educação (infantil) em direitos humanos – Vera Candau e Clodoaldo Cardoso – e conta, para base, com a bibliografia multidisciplinar escrita para o curso de que é trabalho de conclusão. A pesquisa foi desenvolvida em conjunto com profissionais da Educação Infantil em creche, durante o trajeto dessa especialização – abril de 2014 a novembro de 2015. Assim, propõe algumas ideias de atividades com crianças pequenas, sugere a reflexão sobre as relações com famílias e comunidades e realiza processo de intervenção com profissionais de creche (em oficina de bonecas negras). Para análise e discussão da oficina, conta com (i) relato da pesquisadora enquanto participante; (ii) entrevista semiestruturada com profissional da Educação Infantil em creche; e (iii) registros fotográficos. Por fim, o texto desta monografia coloca em cena as relações entre iniciativas individuais e políticas públicas para as infâncias; valorizando e reconhecendo a importância e os desdobramentos que podem ter as primeiras, mas recordando que são insubstituíveis e urgentes as segundas para garantir uma educação de qualidade para bebês e crianças pequenas.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília,Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Curso de Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos no Contexto da Diversidade Cultural, 2015.
Aparece na Coleção:Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons