Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/14585
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_JoseliValimdeFigueredoMartinsGomes_tcc.pdf410,82 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A inclusão do estudante especial em classes regulares
Autor(es): Gomes, Joseli Valim de Figuerêdo Martins
Orientador(es): Barbosa, Fabiany Glaura Alencar e
Assunto: Inclusão escolar
Educação inclusiva
Estudantes com necessidades educativas especiais
Data de apresentação: 14-Nov-2015
Data de publicação: 15-Set-2016
Referência: GOMES, Joseli Valim de Figuerêdo Martins. A inclusão do estudante especial em classes regulares. 2015. 37 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos no Contexto da Diversidade Cultural)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: O trabalho a seguir procurou expressar de forma clara e objetiva o processo de inclusão dos alunos especiais em classes regulares sob um ponto de vista mais abrangente e que oportunizasse a expressão das mais diversas opiniões, principalmente dos autores diretamente envolvidos nesse processo. As políticas públicas que defendem a inclusão total, nem sempre estão baseadas nos sentimentos dos principais envolvidos. Dessa forma, o trabalho procurou gerar momentos de reflexão sobre as necessidades ou não da inclusão dos alunos especiais às classes regulares. Estas reflexões teriam como principal objetivo, expor as verdadeiras angústias, os temores e as expectativas de pais, alunos e professores do Centro de Ensino Especial 01 de Taguatinga com relação a uma obrigatoriedade de inclusão. Assim, a idéia principal estaria em analisar os beneficios e os prejuízos possíveis no caso de uma inclusão obrigatória principalmente dos alunos maiores de 15 anos de idade matriculados no Programa de Oficinas Pedagógicas do CEE 01 de Taguatinga ao ensino regular. Para tanto, lançou-se mão de recursos como entrevistas e reuniões que pudessem expressar esses sentimentos, contando com resultados bastante positivos e a oportunidade de esclarecimentos muito úteis para todos os envolvidos.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Curso de Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural, 2015.
Aparece na Coleção:Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons