Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/14580
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_AericaBarbosaRabelodeSouza_tcc.pdf347,1 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Direitos humanos uma faca de dois gumes para os negros na escola
Autor(es): Souza, Aérica Barbosa Rabelo de
Orientador(es): Carvalho, Alexandre Tolentino de
Assunto: Direitos humanos
Negros - educação
Discriminação na educação
Data de apresentação: 14-Nov-2015
Data de publicação: 15-Set-2016
Referência: SOUZA, Aérica Barbosa Rabelo de. Direitos humanos uma faca de dois gumes para os negros na escola. 2015. 26 f., il. Monografia (Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos no Contexto da Diversidade Cultural)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Falar sobre a temática da negação de direitos aos negros é um assunto de vertente delicada, o qual tem amplo leque de discussão, mas no presente trabalho toma norte para os sentimentos que o negro tem em relação a essa negação e quais são os principais desses direitos negados, tornando-se assim os principais objetivos a serem atingidos. A problemática deste contexto de opressão de direitos envolve todo o trabalho tem como foco a realidade escolar, sendo este, um espaço privilegiado de educação que tornar-se também local em que os direitos são negados.-Para esta pesquisa, foi desenvolvida uma pesquisa de campo por meio de intervenção, fundamentada em rodas de conversa, observação da escola escolhida e uma entrevista coletiva, utilizando como ponto de partida para as rodas de conversa,, feita com cinco (5) crianças, na interpretação do livro infantil a Menina Bonita do Laço de Fita da autora Ana Maria Machado, a qual relata a admiração de um coelho branco por uma linda negrinha. Os resultados trazem sentimentos de ódio e invisibilidade, com a negação de direitos como liberdade, igualdade, respeito ao próximo como aqueles que os negros mais relataram durante as rodas de conversa.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, em Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural, 2015.
Aparece na Coleção:Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons