Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/1456
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2008_SusanaXavier.pdf108,35 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A violência no trabalho a que são expostos os profissionais de contrato temporário de uma organização pública federal
Autor(es): Xavier, Susana
Orientador(es): Siqueira, Marcus Vinícius Soares
Assunto: Assédio no ambiente de trabalho
Assédio moral
Discriminação no emprego
Data de apresentação: 2008
Data de publicação: 7-Fev-2011
Referência: XAVIER, Susana. A violência no trabalho a que são expostos os profissionais de contrato temporário de uma organização pública federal. 2008. 38 f. Monografia (Especialização em Gestão de Pessoas)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008.
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo principal analisar os aspectos de violência moral, difundidos numa organização pública federal, contra trabalhadores temporários e sem vínculo empregatício. Verifica-se do ponto de vista dessas pessoas, as vivências de assédio, humilhação e discriminação promovidas pela informalidade dos contratos e pela falta de direitos e garantias que resultam em ameaças constantes de demissão. Com base nas teorias defendidas por autores renomados sobre o tema, esse trabalho destaca alguns aspectos que são promotores da alienação dos indivíduos e que são de certa maneira, respaldados pela falta de planejamento e ação da organização. Participaram de entrevistas semi-estruturadas 13 trabalhadores, que responderam às questões relativas ao seu contexto de trabalho, suas percepções e sentimentos. O resultado apresenta o terror psíquico a que são submetidos os trabalhadores.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, 2008.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2008.TCC.1456
Aparece na Coleção:Gestão de Pessoas



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.