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dc.contributor.advisorRamos, Patrícia C. Campos-
dc.contributor.authorCunha, Milvania Simas da-
dc.identifier.citationCUNHA, Milvania Simas da. Africanidades: a valorização da cultura negra na escola pode melhorar o relacionamento entre alunos? 2015. 46 f., il. Monografia (Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos no Contexto da Diversidade Cultural)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.pt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Curso de Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural, 2015.pt_BR
dc.description.abstractFazemos parte de um país com mais de duzentos milhões de habitantes, formado por diferentes grupos étnicos, com culturas diferenciadas e hábitos distintos. Uma sociedade na qual, embora as coisas venham mudando, ainda há ações de separatismo e distinção de raças e ideologias. Para que as crianças negras se aceitem e assumam sua identidade, a escola tem papel imprescindível nessa formação, sendo necessário que trabalhe com seus alunos a história, cultura, lutas e vitórias que seu povo conquistou. A presente pesquisa se faz útil, uma vez que reconhece a necessidade de ações afirmativas para que não haja racismo e preconceito, conforme disseminados constantemente nas escolas. Diante disso, essa pesquisa teve como objetivo conscientizar os envolvidos sobre a importância do negro na formação da sociedade brasileira, bem como sobre a igualdade entre os seres humanos. Para isso, foi realizada em uma escola da cidade de Sobradinho-DF uma pesquisa de intervenção exploratória, com o título “Africanidades”. Foram elaborados questionários, debates, rodas de conversa, painéis diários de bordo, cartazes e peças teatrais, com alunos do terceiro ano do Ensino Médio. Durante a realização da pesquisa, percebeu-se que muitos alunos não tinham o devido conhecimento sobre suas origens, raças e das contribuições da cultura negra para a nossa sociedade, também pudemos observar o despreparo dos professores para lidar com e tentar minimizar os problemas de preconceito e racismo dentro de sala de aula. Após a ação interventiva, verificou-se que a postura dos alunos diante do problema foi mudada e que os professores ainda têm muito que aprender sobre essas questões o que culminou no encerramento do projeto.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleAfricanidades : a valorização da cultura negra na escola pode melhorar o relacionamento entre alunos?pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2016-09-13T14:53:27Z-
dc.date.available2016-09-13T14:53:27Z-
dc.date.submitted2015-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/14558-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.subjectDiversidade na escolapt_BR
dc.subjectCultura afro-brasileirapt_BR
dc.subjectNegros - identidade racialpt_BR
Aparece na Coleção:Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural



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