Título: | A inclusão de jovens e adultos com necessidades específicas na EJA no Centro de Ensino Fundamental 201 de Santa Maria no Distrito Federal : acolhimento e pertencimento |
Autor(es): | Lima, Cícero Batista dos Santos |
Orientador(es): | Silva, Alexandre de Carvalho Rodrigues da |
Assunto: | Inclusão escolar Educação de Jovens e Adultos (EJA) Estudantes com necessidades educativas especiais Diversidade na escola |
Data de apresentação: | 2015 |
Data de publicação: | 13-Set-2016 |
Referência: | LIMA, Cícero Batista dos Santos. A inclusão de jovens e adultos com necessidades específicas na EJA no Centro de Ensino Fundamental 201 de Santa Maria no Distrito Federal: acolhimento e pertencimento. 2015. 73 f., il. Trabalho de conclusão de curso
(Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos no Contexto da Diversidade Cultural)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. |
Resumo: | O tema, “A inclusão de Jovens e Adultos com Necessidades Específicas na EJA no
Centro de Ensino Fundamental 201 de Santa Maria no Distrito Federal: Acolhimento
e Pertencimento” é pauta do referido trabalho cujo enfoque demanda a necessidade
dessa Instituição de Ensino dar prioridade, de forma mais acentuada, a questão da
diversidade cultural e dos direitos humanos, no sentido de trabalhar o contexto
dentro de uma perspectiva cultural partindo do entendimento que a diversidade é
algo complexo que precisa ser não só repassada ao apenas assimilada, mas
absorvida e incorporada por todos que fazem parte da comunidade escolar de forma
processual, dinâmica e ética. Todavia, a escola é o lugar onde podemos nos deparar
com uma série de relações de diversas origens sociais e culturais, portanto, é o
ambiente propício para discussões, debates, questionamentos e análises acerca das
situações de conflitos que porventura a mesma venha necessitar, visto que a
comunidade escolar é toda ela composta por diferentes grupos sociais que emergem
dos mais variados setores da sociedade, onde cada membro possui histórias, seus
valores, suas crenças individuais as quais precisam ser respeitadas e toleradas
pelos demais membros do grupo. |
Abstract: | The theme, "Inclusion of Young People and Adults with Disabilities in the Common
EJA in Elementary Education Center 201 Santa Maria in the Federal District: Home
and Belonging" is the agenda of that work whose focus demand the need for this
education institution give priority, more significantly, the issue of cultural diversity and
human rights, to work the context within a cultural perspective starting from the
understanding that diversity is something complex that needs to be not only passed
on to only assimilated but absorbed and incorporated by all that are part of the school
community procedural, dynamic and ethical. However, school is the place where we
can come across a number of relationships among diverse social and cultural
backgrounds, so it's just the right atmosphere for discussions, debates, questions
and analysis about the conflict situations that perhaps the same will need, as that the
school community is entirely made up of different social groups emerging from
various sectors of society, where each member has stories, their values, their
individual beliefs which must be respected and tolerated by the other group
members. |
Informações adicionais: | Trabalho de conclusão de curso (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Psicologia, Curso de Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural, 2015. |
Aparece na Coleção: | Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural
|