Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/14551
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_CiceroBatistadosSantosLima_tcc.pdf3,97 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A inclusão de jovens e adultos com necessidades específicas na EJA no Centro de Ensino Fundamental 201 de Santa Maria no Distrito Federal : acolhimento e pertencimento
Autor(es): Lima, Cícero Batista dos Santos
Orientador(es): Silva, Alexandre de Carvalho Rodrigues da
Assunto: Inclusão escolar
Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Estudantes com necessidades educativas especiais
Diversidade na escola
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 13-Set-2016
Referência: LIMA, Cícero Batista dos Santos. A inclusão de jovens e adultos com necessidades específicas na EJA no Centro de Ensino Fundamental 201 de Santa Maria no Distrito Federal: acolhimento e pertencimento. 2015. 73 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos no Contexto da Diversidade Cultural)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: O tema, “A inclusão de Jovens e Adultos com Necessidades Específicas na EJA no Centro de Ensino Fundamental 201 de Santa Maria no Distrito Federal: Acolhimento e Pertencimento” é pauta do referido trabalho cujo enfoque demanda a necessidade dessa Instituição de Ensino dar prioridade, de forma mais acentuada, a questão da diversidade cultural e dos direitos humanos, no sentido de trabalhar o contexto dentro de uma perspectiva cultural partindo do entendimento que a diversidade é algo complexo que precisa ser não só repassada ao apenas assimilada, mas absorvida e incorporada por todos que fazem parte da comunidade escolar de forma processual, dinâmica e ética. Todavia, a escola é o lugar onde podemos nos deparar com uma série de relações de diversas origens sociais e culturais, portanto, é o ambiente propício para discussões, debates, questionamentos e análises acerca das situações de conflitos que porventura a mesma venha necessitar, visto que a comunidade escolar é toda ela composta por diferentes grupos sociais que emergem dos mais variados setores da sociedade, onde cada membro possui histórias, seus valores, suas crenças individuais as quais precisam ser respeitadas e toleradas pelos demais membros do grupo.
Abstract: The theme, "Inclusion of Young People and Adults with Disabilities in the Common EJA in Elementary Education Center 201 Santa Maria in the Federal District: Home and Belonging" is the agenda of that work whose focus demand the need for this education institution give priority, more significantly, the issue of cultural diversity and human rights, to work the context within a cultural perspective starting from the understanding that diversity is something complex that needs to be not only passed on to only assimilated but absorbed and incorporated by all that are part of the school community procedural, dynamic and ethical. However, school is the place where we can come across a number of relationships among diverse social and cultural backgrounds, so it's just the right atmosphere for discussions, debates, questions and analysis about the conflict situations that perhaps the same will need, as that the school community is entirely made up of different social groups emerging from various sectors of society, where each member has stories, their values, their individual beliefs which must be respected and tolerated by the other group members.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Psicologia, Curso de Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural, 2015.
Aparece na Coleção:Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons