Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/14547
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_IramiSoaresdeOliveira_tcc.pdf685,61 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Direitos humanos e inclusão escolar de alunos com deficiência sob a perspectiva dos professores
Autor(es): Oliveira, Irami Soares
Orientador(es): Ramos, Patrícia C. Campos
Assunto: Acessibilidade
Educação inclusiva
Inclusão escolar
Estudantes deficientes
Direitos humanos
Data de apresentação: 14-Nov-2015
Data de publicação: 13-Set-2016
Referência: OLIVEIRA, Irami Soares. Direitos humanos e inclusão escolar de alunos com deficiência sob a perspectiva dos professores. 2015. 35 f. Monografia (Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos no Contexto da Diversidade Cultural)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: A inclusão social e escolar de pessoas com deficiência tem sido amplamente debatida, principalmente, por perceber-se que essas pessoas são frequentemente marginalizadas, tendo seus direitos limitados ou muitas vezes negados devido a suas limitações. Pensando nisto, percebeu-se a importância de evidenciar a necessidade de incluir os alunos com deficiência no meio escolar, a fim de promover os princípios de igualdade, liberdade de locomoção, segurança, integridade física e à segurança pessoal, presentes na Declaração Universal dos Direitos Humanos, uma vez que no âmbito escolar são vivenciados, desde cedo, a importância de se reconhecer esses direitos. Assim, o presente estudo teve como objetivo analisar, na perspectiva dos direitos humanos, as opiniões de professores a respeito da inclusão de crianças com deficiência em uma escola de ensino regular que atue de forma inclusiva, situada em Samambaia, Distrito Federal. Com o intuito de propor medidas interventivas voltadas à temática deste estudo, realizou-se entrevista com docentes, coordenadores e direção da instituição de ensino escolhida para a construção de informações necessárias que permitam verificar como sé dá o processo de inclusão educacional de pessoas com deficiência. Após a realização deste estudo monográfico, o mesmo retornará à escola com o objetivo de apresentar os resultados obtidos ao longo do estudo e em uma roda de conversa com os participantes da pesquisa. Dentre os principais resultados obtidos, verificou-se a necessidade de realizar-se ações de integração entre os docentes que atuam na educação inclusiva e nas turmas regulares, além-problemas estruturais que necessitam de reformas. Contudo, nota-se que há um bom convívio entre alunos e professores, e que as limitações dos alunos são trabalhadas efetivamente pelos docentes e equipe pedagógica. Concluindo-se que, é possível garantir um ensino inclusivo, desde que, governo, familiares, comunidade escolar e educadores assumem sua parcela de responsabilidade e juntos criarem ações continuadas, pois a escola é um espaço dinâmico e com possibilidades ampla de abrigar ideias e propostas, essa interação ajuda a todos adquirir conhecimentos e entender que as diferenças auxiliam a compreender a dinamização existente numa sociedade.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Curso de Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural, 2015.
Aparece na Coleção:Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons