Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/14521
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_JehudielAlvesVenturadeMoura_tcc.pdf1,4 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise da identidade e das práticas assumidas por consumidores de bebidas alcoólicas em contexto grupal
Autor(es): Moura, Jehudiel Alves Ventura de
Orientador(es): Guimarães, Magali Costa
Coorientador(es): Thomé, Karim Marini
Assunto: Interação social
Comportamento do consumidor
Bebidas alcóolicas - consumo
Data de apresentação: Jun-2016
Data de publicação: 9-Set-2016
Referência: MOURA, Jehudiel Alves Ventura de. Análise da identidade e das práticas assumidas por consumidores de bebidas alcoólicas em contexto grupal. 2016. 114 f., il. Monografia (Bacharelado em Gestão de Agronegócios)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: O presente trabalho objetivou-se em conhecer os comportamentos e as identidades assumidas pelos consumidores de bebidas alcoólicas sob a influência da interação social, visando observar e analisar possíveis variações destes de acordo com a alteração de fatores situacionais em um nível grupal. Para alcançar este objetivo, fez-se necessário utilizar uma abordagem qualitativa, caracterizando-se como uma pesquisa exploratória. Portanto, foram realizadas 12 entrevistas semiestruturadas, com os participantes sendo selecionados pelo método “bola de neve”, onde os consumidores foram questionados sobre os seus hábitos relacionados ao consumo de bebidas e abordados frente a algumas situações sociais hipotéticas onde deveriam se posicionar diante delas. Após a coleta de dados, estes foram submetidos à uma análise de conteúdo a fim de possibilitar uma análise mais precisa dos perfis a partir das falas dos participantes. Desta forma, foram utilizados diversos conceitos para analisar estes comportamentos, como os de autoimagem, focos de consumo coletivo, consumo simbólico, comunidades de marca e outros. Por fim, foi percebido neste trabalho que diversos fatores situacionais podem influenciar fortemente o posicionamento e o consumo de bebidas alcoólicas dos participantes em um nível grupal.
Abstract: This work aimed on knowing the behaviors and identities assumed by consumers of alcoholic beverages under the influence of social interaction, aiming to observe and analyze possible variations of these according to the change of situational factors on a group level. To achieve this objective, it was necessary to use a qualitative approach, characterized as an exploratory research. Therefore, there were 12 semi-structured interviews with participants being selected by the "snowball" method, where consumers were asked about their habits related to consumption of alcohol and have been approached regarding to some hypothetical social situations where they should position themselves in front of them. After data collection, these were subjected to a content analysis in order to enable a more precise analysis of the profiles from the speeches of the participants. Thus, several concepts were used to analyze these behaviors, such as the concepts of self-construals, collective consumption network, symbolic consumption, brand communities and others. Finally, it has been perceived in this work that several situational factors can greatly influence the positioning and the drinking of the participants on a group level.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, Curso de Gestão de Agronegócios, 2016.
Aparece na Coleção:Gestão de Agronegócios - Campus Darcy Ribeiro



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons