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Título: Bullying no ambiente escolar : percepções sobre bullying no CEM 03 de Ceilândia - Distrito Federal e possibilidades de enfrentamento
Autor(es): Silva, Fernanda Karen Costa Viana da
Orientador(es): Saraiva, Regina Coelly Fernandes
Assunto: Bullying
Ambiente de sala de aula
Violência na escola
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 8-Set-2016
Referência: SILVA, Fernanda Karen Costa Viana da. Bullying no ambiente escolar: percepções sobre bullying no CEM 03 de Ceilândia - Distrito Federal e possibilidades de enfrentamento. 2015. 55 f, il. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos no Contexto da Diversidade Cultural)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: O presente trabalho é o resultado de uma pesquisa realizada com os alunos do 1º Ano do Ensino Médio, das turmas H e I, do Centro de Ensino Médio 03, ou como comumente é chamado, CEM 03 - Ceilândia/DF. O tema estudado nesta pesquisa-intervenção foi o bullying no ambiente escolar, violência que sempre ocorreu dentro da escola, mas que somente ganhou espaço para estudo no Brasil a partir de 1970 ─ tanto as percepções a respeito, quanto as possibilidades de enfrentamento do problema ─ para que, por meio de ações interventivas, consiga-se combater tais práticas bullying nos educandos, enquanto cidadãos em formação. O objetivo precípuo deste trabalho é a conscientização dos alunos quanto às danosas consequências causadas pelas atitudes bullying no ambiente escolar. A identificação os alunos como vítimas, agressores ou espectadores é o ponto de partida para que a escola e as famílias dos supostos envolvidos possam elaborar estratégias e ações imediatas contra o bullying. Torna-se importante mencionar quão gratificante foi desenvolver este trabalho, pois os resultados já estão sendo percebidos nos alunos. Após “rodas de conversa” ─ onde os alunos relatavam o que sabiam a respeito do tema ou, se, porventura, já haviam sofrido ou praticado o bullying com outros colegas ─ atividades interventivas, como levar os alunos a pesquisarem a respeito da temática bullying escolar, realização de produção textual (dissertação-argumentativa) com o tema: “bullying: brincadeira que não tem graça”, durante as aulas de Projeto Interdisciplinar II, onde percebeu-se que aqueles alunos que costumavam considerar o bullying como uma brincadeira, hoje já não cometem ações mal intencionadas ou fazem brincadeiras maldosas. Percebe-se, então, que este trabalho deverá ter uma continuidade, pois é necessário despertar nos alunos um modo de pensar consciente, para a construção de uma sociedade, onde os índices de casos de bullying sejam minimizados - por meio das ações supracitadas ou através de outros trabalhos engajados no combate a esse mal que atinge nossos jovens atualmente.
Abstract: This work is a 1st high school year students’ research result, with H and I clases, from Centro de Ensino Médio 03, or as it’s generally named, CEM 03 – Ceilândia/DF. This intervention research’s theme was the bullying in school environment, kind of violence that has always ocurred inside the school, but tha has reached space for study in Brazil on 70’s – both perceptions about, as the problem of coping possibilities – for that, by interventions actions, may fight against bullying practice among the students once they are citizens under formation. This work’s main objective is to aware tha students about the damages coused bullying in school environment. The students’ identification as victms, aggresor or spectator is the start for school and families from them to elaborate strategies and immediate actions against bullying. It is very important o mention how gratefull is being to develop this work, because the resoults are already being perceived by the students. After conversations between me and the students – where they told what knew about the theme or, if had already suffered o practiced bullying with other classmate – interventional activities, as to take the students to research about the school bullying’s theme, text production (argumentative disertation) under the “bullying: this joke is not funny” theme, during the Interdisciplinary Project II’s classes, wheere we could perceive that those students who used to consider bullying as a joke, nowadays do not commit actions with bad intentions o do evil jokes. We could also perceive, than, that this work sould continue, because is necessary to awake a thinking concious in the students, for to build a low bullying index societ, by using above-mentioned actions or by other works engaged on a fight against this evil that reaches our youth nowadays.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Curso de Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural, 2015.
Aparece na Coleção:Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural



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