Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/14509
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_OscarCurrosMoure_tcc.pdf683,45 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Escolarização da capoeira como indutora da educação em e para os direitos humanos
Autor(es): Moure, Óscar Curros
Orientador(es): Rossato, Maristela
Assunto: Educação e diversidade
Práticas educativas
Capoeira
Direitos humanos
Data de apresentação: 12-Dez-2015
Data de publicação: 8-Set-2016
Referência: MOURE, Óscar Curros. Escolarização da capoeira como indutora da educação em e para os direitos humanos. 2015. 55 f. Monografia (Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos no Contexto da Diversidade Cultural)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: O presente projeto de pesquisa-intervenção visa estimular os docentes de capoeira a promoverem a escolarização da mesma como indutora da educação em e para os direitos humanos. Desenvolve-se por meio de técnicas qualitativas, com envolvimento dos docentes, para empoderá-los como agentes de mudança. Considera-se que a capoeira, usada como instrumento incentivador da educação em e para os direitos humanos, tem potencial para contribuir à promoção da equidade de gênero, o desenvolvimento da cidadania planetária e a realização de projetos de pesquisa-intervenção. Diante desse potencial de transformação, a escola, que historicamente apresentou resistência à capoeira, vai deixando entrar essa prática em seus espaços. Em muitos casos, como atividade extracurricular, ou de forma indireta, mas abrindo brechas que podem ser aproveitadas pelos docentes de capoeira para incentivar sua inserção nos planos político-pedagógicos das escolas.
Resumén: El presente proyecto de investigación-intervención tiene por objetivo estimular a los docentes de capoeira a que promuevan la escolarización de la misma, como inductora de la educación en y para los derechos humanos. Se desarrolla por medio de técnicas cualitativas, que involucran a los docentes, para empoderarlos como agentes de cambio. Se considera que la capoeira, usada como instrumento incentivador de la educación en y para para los derechos humanos, tienen potencial para contribuir a la promoción de la equidad de género, el desarrollo de la ciudadanía planetaria y la realización de proyectos de investigación-intervención. Ante este potencial de transformación, la escuela, que históricamente presentó resistencia a la capoeira, va dejando entrar esa práctica en sus espacios. En muchos casos, como actividad extracurricular, o de forma indirecta, pero abriendo brechas que los docentes pueden aprovechar para incentivar su inserción en los planes político-pedagógicos de las escuelas.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Programa de Pós-Graduação Latu Sensu, Curso de Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos no Contexto da Diversidade Cultural, 2015.
Aparece na Coleção:Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons