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Título: Percepção de valor no consumo de luxo : um estudo perante a compra de calçados
Autor(es): Fonseca, Daiane Pereira da
Orientador(es): Brito, Maria Júlia Pantoja de
Coorientador(es): Thomé, Karim Marini
Assunto: Consumo (Economia)
Calçados
Bens de consumo
Mercado de luxo
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 8-Set-2016
Referência: FONSECA, Daiane Pereira da. Percepção de valor no consumo de luxo : um estudo perante a compra de calçados. 2016. 72 f., il. Monografia (Bacharelado em Gestão de Agronegócios) — Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: O objetivo deste trabalho é analisar o valor de consumo de luxo, visando identificar quais valores influenciam e norteiam o consumo de calçados premium. Uma amostra de 156 consumidores foi usada para testar o modelo estrutural. Assim, a análise fatorial confirmatória foi conduzida e como parte da estrutura foi refutada, fez-se necessário a realização de uma análise fatorial exploratória e repetidamente foi feita uma análise fatorial confirmatória para examinar a confiabilidade e validade de um modelo ajustado. Por fim, modelo de equações estruturais foi usado para avaliar a percepção de valor de consumo de luxo. Os resultados mostram que o valor para o cliente de luxo representa um construto de segunda ordem. Os resultados fornecem apoio satisfatório para o modelo de estrutura composto por quatro dimensões de valores: Social, Interação, Financeiro e Individual. Em relação ao efeito destes valores no comportamento de consumo, observou-se que os clientes percebem satisfatórios valores individuais, Interação e Financeiro para o consumo de luxo. Os resultados podem fornecer conhecimentos para os estudos acadêmicos e para as operações gerenciais no mercado de consumo de luxo, promovendo evidências para o suporte de estratégias das firmas. Este estudo providencia insights para potencializar/aprimorar as estratégias das marcas de luxo do setor de calçados, favorecendo assim, a criação de novas oportunidades e demandas para o mercado de luxo com vistas à vantagem competitiva.
Abstract: The purpose this research is analyse the value luxury consumer, aiming identify what value influence and guide consumption premium shoes. Used a sample of 156 consumers for test and measure the structural model. Therefore, the confirmatory factor analysis was conducted, and with part of structural refuted, it was necessary the execution of an exploratory factor analysis and repeatedly done the confirmatory factor analysis for examine the reliability and validity of a model adjusted. In addition, structural equation model it was used to assess the perception of luxury consumer value. The results show that the value for the luxury client is a second order construct. The results provide satisfactory support for the structure model consists of four dimensions values: Social, Interaction, Financial and Individual. Regarding the effect of these values on consumption behavior, it was observed that customers perceive satisfactory values individual, financial and interaction for luxury consumption.The results may provide insights for academic studies and for management operations in the luxury consumer market, providing evidence to support firms' strategies. This study provides knowledge to potentiate/ improve the strategies of luxury brands in the shoe sector, promoting the creation of new opportunities and demands for the luxury market with a view competitive advantage.
Informações adicionais: Monografia (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, Curso de Gestão de Agronegócios, 2016.
Aparece na Coleção:Gestão de Agronegócios - Campus Darcy Ribeiro



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