Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/14502
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_FabiolaSantosdaSilvaFigueiredo_tcc.pdf430,04 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Os desafios do professor diante da inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais na Escola Classe 511 de Samambaia - Distrito Federal
Autor(es): Figueiredo, Fabíola Santos da Silva
Orientador(es): Sousa, Nair Heloisa Bicalho de
Assunto: Estudantes com necessidades educativas especiais
Estudantes com necessidades educativas especiais
Educação inclusiva
Professores de educação especial
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 6-Set-2016
Referência: FIGUEIREDO, Fabíola Santos da Silva. Os desafios do professor diante da inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais na Escola Classe 511 de Samambaia - Distrito Federal. 40 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos no Contexto da Diversidade Cultural)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: O objetivo principal desta pesquisa é conhecer a perspectiva dos professores a respeito da inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais (ANEEs) da Escola Classe 511 de Samambaia – DF, tendo em vista as experiências e os problemas vivenciados em sala de aula, assim como as sugestões apresentadas para o aperfeiçoamento do processo da aprendizagem dos mesmos. A ação interventiva junto à comunidade escolar da Escola Classe 511 de Samambaia – DF foi a realização de uma oficina pedagógica com seis docentes, que permitiu aos professores refletir sobre suas experiências e práticas e buscar juntos soluções para os problemas vivenciados no cotidiano escolar. Os resultados obtidos indicam que os professores experimentam certo medo e apreensão de início, devido à falta de formação; os principais problemas apontados estão voltados para a falta de recursos e de infraestrutura da escola (banheiros adaptados, acessibilidade e estrutura didática apropriada entre outros), e as sugestões apresentadas para o aprimoramento da prática pedagógica com os ANEEs inclui a revisão das práticas docentes, a utilização de jogos e brincadeiras e a busca de novos materiais. Além disso, os professores propuseram a união de esforços dos atores da comunidade escolar (pais, docentes e gestores) de modo a efetivar o processo de inclusão dos ANEEs.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Curso de Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural, 2015.
Aparece na Coleção:Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons