Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/1450
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2008_MariadeFatimaNerisRodrigues.pdf646,53 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A avaliação do treinamento gerencial para aplicação do processo de gestão de desempenho
Autor(es): Rodrigues, Maria de Fatima Neris
Orientador(es): Odelius, Catarina Cecília
Assunto: Treinamento profissional
Pessoal - avaliação
Desenvolvimento gerencial
Formação profissional
Data de apresentação: 2008
Data de publicação: 7-Fev-2011
Referência: RODRIGUES, Maria de Fatima Neris. A avaliação do treinamento gerencial para aplicação do processo de gestão de desempenho. 2008. 65 f. Monografia (Especialização em Gestão de Pessoas)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008.
Resumo: O presente estudo investiga o impacto de treinamento gerencial sobre a aplicação e os resultados do programa de gestão de desempenho. O referencial teórico abordou algumas definições de avaliação de desempenho e gestão de desempenho para situar a presente pesquisa em sua investigação. Os aspectos gerais sobre treinamento, desenvolvimento e educação possibilitaram identificação dos conceitos, dos modelos de avaliação de um treinamento. Ressaltou a relevância do sistema de avaliação de desempenho e as medidas de mensuração das variáveis que compõe o treinamento. No que se refere ao processo de aprendizagem do indivíduo a abordagem é relativa ao processo como um propagador do aprendizado para o seu ambiente de trabalho. E, ainda, explanação das teorias que fundamentam o planejamento instrucional de um curso. A metodologia qualitativa utilizada permitiu a partir das análises dos documentos referentes ao treinamento, a resultados da avaliação de reação dos participantes ao treinamento e dos resultados da aplicação do programa de gestão de desempenho, descrever os processos de avaliação de desempenho individual da organização e de planejamento do treinamento gerencial, analisar o desenho instrucional do curso, identificar os resultados da avaliação de reação em relação ao curso e identificar o impacto do treinamento gerencial com base nos resultados das Avaliações de Desempenho realizadas pelos ex-participantes. A conclusão é de que há necessidade de treinamento para os avaliadores do programa de gestão de desempenho. Quanto ao planejamento do esboço instrucional há alguns problemas que devem ser objeto de modificação, para buscar assegurar um melhor resultado de treinamentos futuros. No que se refere à satisfação dos treinandos com o treinamento, este, não assegurou o correto uso dos conhecimentos abordados no curso. O treinamento não contribuiu adequadamente para o alcance de resultados das avaliações de desempenho procedidas pelos participantes. Além disso, esta pesquisa propiciou acréscimo de conhecimentos sobre os assuntos abordados.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, 2008.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2008.TCC.1450
Aparece na Coleção:Gestão de Pessoas



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.