Utilize este link para identificar ou citar este item: http://bdm.unb.br/handle/10483/145
Título: ICE : uma solução geral para a travessia de NAT
Autor(es): Varanda, José Henrique de Oliveira
Orientador(es): Gondim, João José Costa
Assunto: Protocolo ICE
Conectividade
Redes de computação
NAT
Travessia de NAT
Internet
IPv4
IPv6
Data de apresentação: 2008
Data de publicação: 30-Jan-2009
Referência: VARANDA, José Henrique de Oliveira. ICE: uma solução geral para a travessia de NAT. 2008. 92 f. Monografia (Bacharelado em Ciência da Computação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008.
Resumo: Este trabalho apresenta a questão da exaustão do espaço de endereçamento de endereços IPv4 e mostra como ela está relacionada a popularidade do NAT. Foi feita uma análise dos problemas causados pelo amplo uso do NAT, avaliando-se o seu impacto na conectividade de nós em redes privadas e públicas. Os principais métodos para realização da travessia de NAT foram estudados, sendo que o foco principal é o protocolo ICE. Este protocolo é um padrão proposto pelo IETF para o estabelecimento de conexões interativas entre agentes baseado no modelo de Oferta e Resposta compreendendo conexões ponto a ponto e travessia de NAT. Foi desenvolvida uma biblioteca em Java chamada JICE que implementa este padrão. Ela foi implementada com a biblioteca Apache MINA proporcionando o uso de boas práticas de programação em rede com foco em performance para esta plataforma. As principais questões encontradas utilizando-se estas ferramentas foram apresentadas incluindo seus benefícios e desvantagens. Testes de carga e conectividade foram realizados em um ambiente controlado baseado em máquinas virtuais. Este ambiente foi usado para simular redes e cenários de NAT. Foi realizada uma avaliação de pacotes de rede para verificar a aderência do JICE ao ICE e seu grau de compatibilidade comparado com outra implementação do ICE. Demonstrou-se que este protocolo representa um forma efciente de se realizar a travessia de NAT em nível de aplicaçao cliente na maioria dos cenários avaliados. Isto o posiciona como uma solução viável para o problema de travessia de NAT.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2008.
Aparece na Coleção:Ciência da Computação

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2008_JoseHenriqueOliveiraVaranha.pdf3,29 MBAdobe PDFver/abrir


Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.