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Título: Transferência de aprendizagem para o trabalho : um estudo em empresa supermercadista do Distrito Federal
Autor(es): Costa, Nicecleide Pereira da
Orientador(es): Odelius, Catarina Cecília
Assunto: Aprendizagem organizacional
Competências gerenciais
Data de apresentação: 2008
Data de publicação: 7-Fev-2011
Referência: COSTA, Nicecleide Pereira da. Transferência de aprendizagem para o trabalho : um estudo em empresa supermercadista do Distrito Federal. 2008. 48 f. Monografia (Especialização em Gestão de Pessoas)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008.
Resumo: O objetivo deste estudo é investigar o processo de transferência de aprendizagem para o trabalho e o impacto da transferência de experiências dos gerentes para as equipes e a organização. Os objetivos específicos são: (1) identificar fatores facilitadores e dificultadores associados à transferência de aprendizagem; (2) identificar como ocorreu o processo de transferência de competências dos gerentes contratados para a equipe e a organização; (3) analisar contextos ou condições do ambiente organizacional que apóiam a transferência de aprendizagem; (4) identificar possíveis elementos que interferem no desempenho de equipes e da organização. O referencial teórico está pautado nos processos de aprendizagem individual e organizacional e sua transferência, e aborda estudos acerca dos processos de desenvolvimento de competências gerenciais, a contribuição dessas competências para a aprendizagem organizacional no nível individual e em grupo e por fim destaca o papel gerencial como facilitador do processo estratégico e de aprendizagem organizacional É um estudo de caso realizado em uma organização varejista, supermercadista, situada no Distrito Federal. Trata-se de uma pesquisa aplicada e descritiva, tendo como base para a coleta de dados roteiro de entrevista. Logo, segue da apresentação dos resultados encontrados na pesquisa enfatizando as mudanças relatadas por parte dos entrevistados dizem respeito a: comunicação e transparência, conhecimento do que ocorre na empresa, pontualidade, integração da equipe, mudança de layout dos produtos e implementação de processos. E por fim a discussão a partir das informações encontradas.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, 2008.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2008.TCC.1449
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