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Título: Operacionalização da Lei nº 10.639/03, sobre o ensino de história e cultura afro-brasileira, em uma turma de um Colégio Estadual de Salvador, Bahia
Autor(es): Sodré, Diogo Spínola
Orientador(es): Ramos, Patrícia C. Campos
Assunto: Educação
Cultura afro-brasileira
Data de apresentação: Nov-2015
Data de publicação: 5-Set-2016
Referência: SODRÉ, Diogo Spínola. Operacionalização da Lei nº 10.639/03, sobre o ensino de história e cultura afro-brasileira, em uma turma de um colégio estadual de Salvador, Bahia. 2015. 31 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos no Contexto da Diversidade Cultural)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Com o presente trabalho, contextualizado em um colégio público estadual na cidade de Salvador-Bahia, pretendemos realizar uma investigação sobre a aplicabilidade da lei nº 10.639/2003, que obriga o ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana, através da prática docente. A Lei visa promover uma educação antirracista, o que por consequência, espera-se, levaria à sociedade a compreender os negros/as como detentores de direitos, removendo assim obstáculos que garantam o direito humano à educação, bem como o direito humano de conhecer a própria história. Tendo em vista que já se passaram mais de treze anos da promulgação desta lei, verifica-se um déficit na sua operacionalização, por razões diversas. Reconhecendo que o conceito de “democracia racial” é um mito ainda fortalecido no Brasil e que muitos elementos que corroboram as desigualdades raciais ainda estão presentes no imaginário nacional, ampliando ainda mais o abismo que há entre negros e não-negros, procuramos pensar em formas de atendimento à lei em questão. Após analisarmos o histórico das políticas afirmativas no país, até a culminância com a lei nº 10.639/03, procuramos compreender as dificuldades em promover o ensino com a temática africana dentro de sala de aula e, posteriormente, promover e analisar uma intervenção em classe. Com a intervenção, buscamos analisar a possibilidade de desconstrução de ideias que fomentam o sentimento de inferiorização do povo afro-brasileiro, enaltecendo valores e virtudes que impliquem na valorização e autoafirmação, em seu pertencimento racial. Ressalta-se, ainda, a importância da operacionalização da lei nº 10.639/2003, no sentido de promover uma educação inclusiva, que garanta aos nossos jovens reconhecer e valorizar a participação dos negros na formação da sociedade brasileira, em todos os aspectos, sejam eles social, econômico e cultural, para desconstruir a ideia que sempre atribui ao negro um papel secundário, apenas como escravo, de forma passiva e nunca como protagonista. Parte da pesquisa compreende questões feitas aos próprios alunos, de forma a valorizar o seu conhecimento e opinião. Nossa trajetória metodológica se pauta em duas direções principais: pesquisa bibliográfica, e pesquisa direta, através da aplicação de questionários e da realização de uma atividade que denominamos Roda de Leitura.
Abstract: The present work, contextualized in a state public school in the city of Salvador, Bahia, we intend to conduct an investigation into the applicability of Law No. 10.639 / 2003, which requires the teaching of History and Afro-Brazilian and African, through the teaching practice . The Act aims to promote anti-racist education, which as a result, it is hoped, would lead to the society to understand the black / them as rights holders, thereby removing obstacles to ensure the human right to education as well as the human right to know own history. Considering that it's been over thirteen years of the enactment of this law, there is a deficit in its operation, for several reasons. Recognizing that the concept of "racial democracy" is a myth even strengthened in Brazil and that many elements that corroborate the racial inequalities are still present in the national imagination, further expanding the gap that exists between blacks and non-blacks, try to think of ways call the law in question. After reviewing the history of affirmative action policies in the country, that culminated with the law 10.639 / 03, seek to understand the difficulties in promoting the teaching with the African theme in the classroom and then promote and analyze an intervention in class. With the intervention, we analyze the possibility of deconstruction of ideas that foster feelings of inferiority of african-Brazilian people, highlighting values and virtues involving the valuation and self-assertion, in his racial belonging. It should be noted also the importance of implementation of Law No. 10.639 / 2003, to promote inclusive education, ensuring our young people recognize and value the participation of blacks in the formation of Brazilian society in all aspects, whether social, economic and cultural, to deconstruct the idea that always attaches to black a secondary role, just as a slave, passively and never as protagonist. Search part includes questions posed to the students in order to enhance their knowledge and opinion. Our methodological approach is guided in two main directions: literature research, and direct research through the use of questionnaires and conducting an activity we call reading wheel. Keywords: Law 10.639 / 2003. Education. History and african-Brazilian culture.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Curso de Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural, 2015.
Aparece na Coleção:Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural



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