Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/14483
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_WellissonSilvadeSouzaSantos_tcc.pdf829,33 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorSousa, Nair Heloisa Bicalho de-
dc.contributor.authorSantos, Wellisson Silva de Souza-
dc.identifier.citationSANTOS, Wellisson Silva de Souza. Estratégias pedagógicas na educação infantil: as relações étnico-raciais na Escola Municipal Ipanema de Valparaíso de Goiás. 2015. 42 f, il. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos no Contexto da Diversidade Cultural)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Curso de Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural, 2015.pt_BR
dc.description.abstractEste projeto de intervenção apresenta procedimentos teórico-metodológicos e práticos que visam à execução de uma oficina com a possibilidade de promover as Estratégias Pedagógicas das Relações Étnico-Raciais na Educação Infantil, dos educadores de uma escola pública localizada no município de Valparaíso de Goiás (GO). A oficina foi dividida em sete partes e realizada nos meses de setembro e outubro de 2015. Para lançar luz à discussão resgatamos algumas leituras relativas à temática da cultura afro-brasileira e africana, por meio de pesquisadores como: Moura (1994) Kabengele Munanga (2008), Nilma Gomes (2006), Eliane Cavalleiro (2001)entre outros. O público alvo são os educadores do 2ª ano, das séries iniciais da educação básica, do turno matutino. Foram realizadas aulas abertas e oficinas que abordaram diversos assuntos relacionados à temática das relações étnico-raciais. Este projeto possibilitou as desconstruções preconceituosas no ambiente escolar, e, sobretudo, viabilizou aos educadores um conhecimento acerca da cultura afro-brasileira e africana. Além disso, foi importante ampliar os fundamentos para a execução de estratégicas pedagógicas que contemplam as relações étnico-raciais no espaço escolar.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleEstratégias pedagógicas na educação infantil : as relações étnico-raciais na Escola Municipal Ipanema de Valparaíso de Goiáspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2016-09-05T12:36:22Z-
dc.date.available2016-09-05T12:36:22Z-
dc.date.submitted2015-11-14-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/14483-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.subjectEducação de criançaspt_BR
dc.subjectCultura afro-brasileirapt_BR
Aparece na Coleção:Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons