Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/14483
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_WellissonSilvadeSouzaSantos_tcc.pdf829,33 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Estratégias pedagógicas na educação infantil : as relações étnico-raciais na Escola Municipal Ipanema de Valparaíso de Goiás
Autor(es): Santos, Wellisson Silva de Souza
Orientador(es): Sousa, Nair Heloisa Bicalho de
Assunto: Educação de crianças
Cultura afro-brasileira
Data de apresentação: 14-Nov-2015
Data de publicação: 5-Set-2016
Referência: SANTOS, Wellisson Silva de Souza. Estratégias pedagógicas na educação infantil: as relações étnico-raciais na Escola Municipal Ipanema de Valparaíso de Goiás. 2015. 42 f, il. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos no Contexto da Diversidade Cultural)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Este projeto de intervenção apresenta procedimentos teórico-metodológicos e práticos que visam à execução de uma oficina com a possibilidade de promover as Estratégias Pedagógicas das Relações Étnico-Raciais na Educação Infantil, dos educadores de uma escola pública localizada no município de Valparaíso de Goiás (GO). A oficina foi dividida em sete partes e realizada nos meses de setembro e outubro de 2015. Para lançar luz à discussão resgatamos algumas leituras relativas à temática da cultura afro-brasileira e africana, por meio de pesquisadores como: Moura (1994) Kabengele Munanga (2008), Nilma Gomes (2006), Eliane Cavalleiro (2001)entre outros. O público alvo são os educadores do 2ª ano, das séries iniciais da educação básica, do turno matutino. Foram realizadas aulas abertas e oficinas que abordaram diversos assuntos relacionados à temática das relações étnico-raciais. Este projeto possibilitou as desconstruções preconceituosas no ambiente escolar, e, sobretudo, viabilizou aos educadores um conhecimento acerca da cultura afro-brasileira e africana. Além disso, foi importante ampliar os fundamentos para a execução de estratégicas pedagógicas que contemplam as relações étnico-raciais no espaço escolar.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Curso de Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural, 2015.
Aparece na Coleção:Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons