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2015_SthellaLaryssaBarrosLoureiroLima_tcc.pdf441,88 kBAdobe PDFver/abrir
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dc.contributor.advisorGerber, Diana Mara-
dc.contributor.authorLima, Sthella Laryssa Barros Loureiro-
dc.identifier.citationLIMA, Sthella Laryssa Barros Loureiro. Diversidade cultural na escola: o desafio de pacificar as diferenças. 2015. 48 f. Monografia (Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos no Contexto da Diversidade Cultural)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.pt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Coordenação dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu, Curso de Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural, 2015.pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo de cunho qualitativo teve como alvo, avaliar o impacto obtido com a abordagem sobre Diversidade cultural na formação de alunos na Escola Estadual Jenny Gomes. Tem como finalidade refletir sobre a problemática oriunda dos conflitos referentes a diversidade cultural nas escolas e as consequências dessa interação de culturas. A investigação é guiada pela seguintes indagações de pesquisa: 1)qual é o nível de conhecimento dos alunos sobre diversidade cultural? 2)Quais os fatores subjetivos que auxiliam ou dificultam a aplicação do tema em sala de aula? 3)Quais o impactos da sua abordagem na formação social dos alunos? A pesquisa foi desenvolvida na Escola Estadual Jenny Gomes. Buscou-se desenvolver uma educação apoiada na racionalidade comunicativa de Habermas, na dialogicidade de Freire, compreendendo-se que a diversidade na escola é um tema de extrema importância para a formação social a ser explorada. Para a investigação, apoiamo-mos na Metodologia Comunicativa crítica de pesquisa que têm o diálogo e a construção social como pilar. Os sujeitos da pesquisa foram os alunos da Escola Jenny Gomes, uma instituição estadual de ensino Fundamental e os professores da disciplina de história. Os instrumentos de coleta de dados e recursos foram: a) as oficinas, em que foram aplicados questionários para alunos e para o professor da turma, b) Observação comunicativa, c) Grupos de discussão com os próprios alunos. Os dados foram colhidos entre os meses de agosto e outubro de 2015, Em linhas gerais, o estudo apresenta a possibilidade de popularizar o conhecimento sobre Diversidade Cultural e as possíveis e notáveis mudanças que serão apresentadas através da conscientização e conhecimento sobre os temas aos referidos alunos em sua formação inicial.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleDiversidade cultural na escola : o desafio de pacificar as diferençaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2016-09-05T12:23:35Z-
dc.date.available2016-09-05T12:23:35Z-
dc.date.submitted2015-10-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/14482-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.subjectDiversidade culturalpt_BR
dc.subjectDiversidade na escolapt_BR
dc.description.abstract1This qualitative approach study was aimed to assess the impact achieved with the approach on cultural diversity in the training of students in the State School Jenny Gomes. It aims to reflect on the problems arising from conflicts related to cultural diversity in schools and the consequences of that interaction of cultures. Research is guided by the following research questions: 1) what is the level of knowledge of students about cultural diversity? 2) What are the subjective factors that help or hinder the subject of application in the classroom? 3) What are the impacts of their approach in the social formation of students? The research was conducted in the State School Jenny Gomes. We sought to develop a supported education in communicative rationality Habermas, in dialogicity Freire, understanding that diversity in schools is an extremely important issue for the social formation to be explored. For research, we support them to me in Communicative Methodology research critical to have dialogue and social construction as a pillar. The subjects were students of the School Jenny Gomes, a state institution of elementary school and the teachers of the discipline of history. The data collection instruments and resources have been: a) workshops, where questionnaires were applied to students and the class teacher, b) communicative observation, c) Group discussions with the students themselves. Data were collected between August and October 2015 In general, the study presents the possibility of popularizing knowledge on cultural diversity and potential and notable changes to be presented through awareness and knowledge of the issues to such students in their initial training.pt_BR
Aparece na Coleção:Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural



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