Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/14472
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_BrunoTiagodaCunha_tcc.pdf597,88 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Prevenção e intervenção na prática do bullying nas escolas públicas da Região Administrativa de Samambaia-DF
Autor(es): Cunha, Bruno Tiago da
Orientador(es): Ramos, Patrícia C. Campos
Assunto: Bullying
Violência na escola
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 2-Set-2016
Referência: CUNHA, Bruno Tiago da. Prevenção e intervenção na prática do bullying nas escolas públicas da Região Administrativa de Samambaia-DF. 2015. 36 f., il. Monografia (Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos no Contexto da Diversidade Cultural)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Acredita-se que o bullying seja um fenômeno capaz de gerar consequências para vida toda, uma vez que suas vítimas são mais propensas a desencadearem transtornos psicológicos, porém não são apenas as vítimas de bullying que podem ter seu futuro prejudicado por essa prática, uma vez que os autores estão propensos a se envolverem em atos ilícitos. Mesmo o bullying sendo uma atitude desencadeada, muitas vezes, no ambiente escolar requer atenção de todos, pois esses atos podem estar refletindo circunstâncias do convívio social do indivíduo, não sendo exclusividade da escola lidar com o bullying, tendo os pais o compromisso de compartilhar essa responsabilidade com os profissionais da educação que, por sua vez, devem estar adequadamente qualificados para enfrentar esse mal, que assola o ambiente escolar. Com o propósito de dirimir a prática do bullying realizamos uma pesquisa com alunos, responsáveis e professores, visando obter informações para realização de uma proposta de intervenção que se daria pela qualificação dos professores, participação dos responsáveis e sensibilização dos alunos que também realizariam a encenação de uma peça com o propósito de orientar os responsáveis. Outro projeto de intervenção para execução imediata também foi proposto, onde os alunos responderiam um questionário a respeito de quem sofria bullying e quem se sentia isolado durante os recreios. Depois, incluiríamos atividades de esporte e lazer durante os recreios por uma semana, após a semana de atividades retornaríamos com o questionário para alunos do ensino fundamental e médio e entrevista com os alunos do 1º ao 5º ano, com as mesmas perguntas e analisaríamos se houve mudanças e se essas mudanças foram significativas.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Coordenação dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu, Curso de Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural, 2015.
Aparece na Coleção:Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons