Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/14466
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_TarcianaFlaviaPereiraBotelho_tcc.pdf1,15 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Incluindo as diferenças em favor dos direitos humanos
Autor(es): Botelho, Tarciana Flavia Pereira
Orientador(es): Veloso, Sainy Coelho Borges
Assunto: Direitos humanos
Inclusão escolar
Diversidade na escola
Data de apresentação: Nov-2015
Data de publicação: 2-Set-2016
Referência: BOTELHO, Tarciana Flavia Pereira. Incluindo as diferenças em favor dos direitos humanos. 2015. 35 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos no Contexto da Diversidade Cultural)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo contribuir para a reflexão sobre o papel da equipe de gestão escolar frente à inclusão de estudantes em defesa dos Direitos humanos. Para tanto, parte-se de um estudo sobre o projeto político da escola, o trabalho realizado pelos professores e análise de dados de um questionário sobre as diferenças e o trabalho na escola. Segue também os objetivos que tentam responder como o PPP- Projeto Político Pedagógico da escola trata as diferenças e respeita os direitos das crianças, o papel do Currículo em movimento, no Capítulo II – Analisar os projetos realizados na escola e seu papel na Inclusão da inclusão do aluno com deficiência e das diferenças. Identificar como o corpo docente compreende a inclusão e se o processo de inclusão educacional garante os Direitos Humanos na escola. Conclui-se que é preciso tratar a inclusão escolar e as diferenças na escola, favorecendo as ações coletivas que possam ampliar a discussão sobre as diferenças e os direitos humanos na escola. É fundamental que ampliemos a discussão sobre a inclusão e os direitos humanos envolvendo a comunidade escolar, favorecendo o diálogo. Cabe à equipe gestora propor um diálogo permanente, sobre a diversidade, a inclusão em uma educação em e para os direitos humanos, numa proposta abrangente onde toda a comunidade educacional possa estar trabalhando junto, reconhecendo no outro um sujeito singular.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Curso de Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural, 2015.
Aparece na Coleção:Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons