Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/14464
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_DeniseBrasilMenezes_tcc.pdf468,32 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A importância da disciplina existente no Colégio Militar em Goiás como fator de redução da violação dos direitos humanos
Autor(es): Menezes, Denise Brasil
Orientador(es): Zaneti, Izabel Cristina Bruno Bacellar
Assunto: Escolas - indisciplina
Disciplina da criança
Violência na escola
Educação militar
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 2-Set-2016
Referência: MENEZES, Denise Brasil. A importância da disciplina existente no Colégio Militar em Goiás como fator de redução da violação dos direitos humanos. 2015. 42 f., il. Monografia (Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos no Contexto da Diversidade Cultural)—Universidade de Brasília, Valparaíso-GO, 2015.
Resumo: O presente estudo tem por objetivos constatar o vínculo existente entre a hierarquia e disciplina e a não violência na escola bem como a redução da violência na sociedade local. A intervenção foi realizada em uma unidade de ensino da Polícia Militar do Estado de Goiás, o Colégio da Polícia Militar Fernando Pessoa – CPMG, anteriormente, denominado Fernando Pessoa. Foi aplicado um questionário para os alunos e professores com o objetivo de descobrir as opiniões relativas à hierarquia e disciplina aplicadas no Colégio e sua correlação com a não violência na escola. Conclui-se que o funcionamento de uma instituição de ensino que tem como base disciplinar os princípios militares tem um melhor desempenho e segurança. O colégio passou por momentos difíceis de violência, tendo além de históricos de drogas atos de violência como homicídio dentro da própria escola. Atualmente, o CPMG, caracterizado pela disciplina, apresenta melhores resultados nos exames vestibulares, na paz e segurança.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, 2015.
Aparece na Coleção:Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons