Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/14460
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_EtelvinaSoaresdaCunhadosSantos_tcc.pdf632,09 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O Bullyng : a expressão da violência em uma turma de 6º ano de uma escola pública da cidade de Carinhanha
Autor(es): Santos, Etelvina Soares da Cunha dos
Orientador(es): Ramos, Patrícia C. Campos
Assunto: Ambiente de sala de aula
Violência na escola
Bullying
Data de apresentação: Nov-2015
Data de publicação: 2-Set-2016
Referência: SANTOS, Etelvina Soares da Cunha. O Bullyng: a expressão da violência em uma turma de 6ºano de uma escola pública da cidade de Carinhanha. 2015. 45 f., il. Monografia (Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos no Contexto da Diversidade Cultural)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo apresentar propostas de intervenção sobre o bullying, e como expressão da violência em uma turma de 6º ano de uma escola pública. Para isso apresenta uma análise de como vivemos em um mundo onde é impossível fechar os olhos às diferenças, e desigualdades, e a escola, mais do que nunca, precisa estar preparada, porque o fenômeno bullying é global e crescente em toda a sociedade. A metodologia utilizada foi baseada em pesquisas bibliográficas, no sentido de eleger um referencial teórico que propiciasse uma visão qualificada sobre a temática. Ao fazer essa reflexão constata-se a complexidade dos fatos, estes atingem diretamente os valores culturais e morais da sociedade, podendo ser originários de problemas familiares e/ou sociais. Como solução, o caminho pode estar no diálogo e na prevenção em casa e na escola, com o apoio de profissionais habilitados. Por fim as propostas direcionadas aos professores da escola e demais participantes devem, inicialmente, apresentar o conceito de bullying e suas transformações, o perfil das vítimas, agressores e espectadores, as causas dessa prática e as consequências da violência para quem sofre e pratica.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Curso de Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural, 2015.
Aparece na Coleção:Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons