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Título: Preconceito racial : estudo crítico-reflexivo da obra literária A Escrava Isaura de Bernardo Guimarães
Autor(es): Jesus, Wilson Osmar de
Orientador(es): Barroso, Maria Helenice
Assunto: Estudo crítico
Guimarães, Bernardo Joaquim da Silva, 1825-1884
Preconceito racial
Diversidade cultural
Data de apresentação: Dez-2015
Data de publicação: 1-Set-2016
Referência: JESUS, Wilson Osmar de. Preconceito racial: estudo crítico-reflexivo da obra literária A Escrava Isaura de Bernardo Guimarães. 2015.46 f. Monografia (Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos no Contexto da Diversidade Cultural)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Este trabalho traz como eixo central o Estudo Crítico-Reflexivo da Obra Literária A Escrava Isaura, do escritor romântico, Bernardo Guimarães, no século XIX. O objetivo principal foi refletir acerca da discriminação racial e do racismo que causam traumas, conflitos, enfim, sofrimentos e que ficaram registrados no psiquè de cada um. Em primeiro lugar, a pesquisa bibliográfica foi calcada fundamentalmente em livros de História, em livros de especialistas no tema em tela e nos módulos estudados durante o curso de Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos no Contexto da Diversidade Cultural. Em segundo lugar, procurou-se buscar na obra romântica, A Escrava Isaura a disseminação do racismo, onde a personagem central era uma escrava, de cor branca e que não possuía características físicas do negro, todavia, era discriminada. A pesquisa foi feita no Centro de Ensino Médio 2 de Planaltina/Distrito Federal, turno noturno, alunos do sexo masculino e do feminino, idade entre 17 e 25 anos, a maioria trabalhadora nos mais diversos tipos de serviços. Para a pesquisa-interventiva foram usados textos de apoio para reflexão, palestras, músicas, retroprojetor, oficinas, alguns vídeos. E, para culminar o trabalho de intervenção também foi organizado um desfile em comemoração ao aniversário da cidade de Planaltina-DF.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Curso de Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural, 2015.
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