Utilize este link para identificar ou citar este item: http://bdm.unb.br/handle/10483/14449
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_DarlandosSantosPereira_tcc.pdf350,18 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A relação entre a educação escolar e o adolescente em conflito com a lei na percepção dos professores em uma Unidade de Internação Provisória São Sebastião (UIPSS)
Autor(es): Pereira, Darlan dos Santos
Orientador(es): Corrêa, Carlos Hugo Studart
Assunto: Direito à educação
Inclusão escolar
Estatuto da Criança e do Adolescente
Medidas socioeducativas
Menor infrator
Data de apresentação: 14-Nov-2015
Data de publicação: 1-Set-2016
Referência: PEREIRA, Darlan dos Santos. A relação entre a educação escolar e o adolescente em conflito com a lei na percepção dos professores em uma Unidade de Internação Provisória São Sebastião (UIPSS). 2015. 50 f. Monografia (Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos no Contexto da Diversidade Cultural)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: A inclusão dos adolescentes em conflito com a lei é um desafio para os professores. O direito à educação de crianças e adolescentes são abordados e teoricamente assegurados no Estatuto da Criança e do Adolescente. Para compreender a inclusão do menor infrator na escola, o presente trabalho buscou identificar percepção dos professores relacionado aos adolescentes em conflito com a lei em uma Unidade de Internação Provisória de São Sebastião. A pesquisa tem predominância teórica descritiva de caráter qualitativo, apoiada por pesquisa de campo. Como estratégia de coletas de dados, realizou-se observação, com registro de campo através de um roteiro de entrevista, onde foram entrevistados os professores da UIPSS. Através da pesquisa, buscou-se identificar se a escola obtém sucesso na recuperação dos adolescentes que cumprem medidas socioeducativas e também se a unidade de internação provisória cumpre com os seus deveres de acordo com as ações impostas pelo ECA e Sinase.
Abstract: The inclusion of adolescents in conflict with the law is a challenge for teachers. The right to education of children and adolescents are addressed and theoretically guaranteed in the Child and Adolescent. To understand the inclusion of juvenile offender in school, this study aimed to identify perceptions of teachers related to adolescents in conflict with the law in a Inpatient Unit Provisional San Sebastian. The research is descriptive theoretical predominance of qualitative, supported by field research. As data collection strategy was held observation with field record through a structured interview to interview teachers of UIPSS. Through research, we sought to identify if the school is successful in recovering the teenagers who meet educational measures and also the provisional inpatient unit fulfills its duties in accordance with the actions imposed by the ECA and Sinase.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Curso de Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos no Contexto da Diversidade Cultural, 2015.
Aparece na Coleção:Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons