Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/14447
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_YorranaMartinsFerreira_tcc.pdf2,19 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Direitos humanos na escola : prevenindo o bullying e buscando o respeito às diferenças
Autor(es): Ferreira, Yorrana Martins
Orientador(es): Barbosa, Fabiany Glaura Alencar e
Assunto: Bullying
Violência na escola
Diversidade na escola
Data de apresentação: 18-Out-2015
Data de publicação: 1-Set-2016
Referência: FERREIRA, Yorrana Martins. Direitos humanos na escola: prevenindo o bullying e buscando o respeito às diferenças. 2015. 43 f., il. Monografia (Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos no Contexto da Diversidade Cultural)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo apresentar o conceito de bullying e apontar as principais consequências de sua prática, perfazendo-se por atividades pedagógicas distintas que possibilitem elucidar essa prática de violência, e reforçar a conscientização para não propagação desse ato nas escolas. Estas atividades visam ainda, ressaltar o respeito às diferenças, sejam elas culturais, religiosas ou sociais. A importância dessa temática no ambiente escolar está ligada ao estudo dos Direitos Humanos como prática, reforçando valores como respeito às diferenças e à diversidade cultural: fonte primordial para a construção de cidadãos. Nesse estudo, serão apresentados os agentes que fazem parte dessa prática de violência como: o agressor, a vítima e o espectador, e serão indicados caminhos para realização de projetos e atividades interdisciplinares na escola com o intuito de construir a cultura de paz. Essa pesquisa é de cunho exploratório e por tanto será oferecida uma visão panorâmica sobre o tema, porém um discurso construído pela experiência e registrado por meio da docência em sala de aula.
Abstract: The aim of this research is to introduce the concept of bullying and show its practice major consequences through pedagogical activities that might explain this practice of violence and reforce the consciousness of not spreading this act in the schools. This activities still aim highlight the respect for cultural, religious or social differences. The importance of this theme in school environment is linked to the study of human rights as a practice, reinforcing values such as respect for differences and cultural diversity: primary source for building citizens. In this research, will be pointed out the agents of violence practice as the agressor, the victim and the spectator along the research, and will be indicated ways to implement interdisciplinary activities and projects in the school intending to built the peace culture. This research is exploratory nature , so offers a panoramic view of the theme and a speech built by an experienced record through teaching in the classroom.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Curso de Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural, 2015.
Aparece na Coleção:Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons