Utilize este link para identificar ou citar este item: http://bdm.unb.br/handle/10483/14444
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_DeniseAlvesNunesdeAquino_tcc.pdf2,54 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Diversidade e ideologias no livro didático de língua inglesa
Autor(es): Aquino, Denise Alves Nunes de
Orientador(es): Costa, Renata Jesus da
Assunto: Livros didáticos
Diversidade na escola
Direitos humanos
Data de apresentação: 14-Nov-2015
Data de publicação: 1-Set-2016
Referência: AQUINO, Denise Alves Nunes de. Diversidade e ideologias no livro didático de língua inglesa. 2015. 45 f., il. Monografia (Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos no Contexto da Diversidade Cultural)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: O presente projeto de pesquisa-intervenção teve a pretenção de análisar as representações da diversidade e a presença de ideologias no livro didático de Língua Inglesa, assim como propor uma reflexão sobre como os temas relacionados aos Diretitos Humanos são ali abordados. Esses objetivos motivaram a elaboração de um questionário com intuito de compreender a visão de um grupo voluntário de 11 docentes de língua Inglêsa do Centro Interscolar de Línguas do Gama e delimitar sua percepção sobre como os Direitos Humanos podem ser relacionados a critérios para a escolha do livro de Inglês. A etapa seguinte deste estudo relacionou-se a análise de um título utilizado no nível Avançado 1 do curso de língua Inglesa da unidade escolar pesquisada. Esta análise buscou identificar a maneira como temas sobre diversidade eram abordados ao longo de capítulos, textos, imagens e atividades e quais ideologias estavam presentes no material. A pesquisa foi realizada a partir da perspectiva dos estudos em e para os Direitos Humanos quanto as questões da diversidade, da garantia da igualdade de direitos e da valorização do ser humano em todas as suas dimensões, sem preconcetos de nenhuma forma. Por fim, este trabalho monográfico pretendeu colaborar para construção de uma cultura de respeito e aceitação das diferenças e negação do preconceito e da exclusão nas salas de aula de inglês do Centro Interescolar de Línguas do Gama. Neste sentido, foram aplicados planos de aulas complementares aos conteúdos do curso de inglês em que se debateu com os alunos temas como racismo, preconceito, diversidade de gêneros e inclusão, a título de exemplo, com o objetivo de favorecer a construção de novos espaços para a disseminação desta nova cultura no ambiente escolar.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Curso de Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos no Contexto da Diversidade Cultural, 2015.
Aparece na Coleção:Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons