Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/14440
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_DaniloAugustodaSilvadeFarias_tcc.pdf592,29 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Diversidade humana e educação sexual : narrativas autobiográficas como ferramenta de diálogo entre pais e professores
Autor(es): Farias, Danilo Augusto Silva de
Orientador(es): Barroso, Maria Veralice
Assunto: Educação sexual
Direitos humanos
Sexualidade
Data de apresentação: 14-Nov-2015
Data de publicação: 1-Set-2016
Referência: FARIAS, Danilo Augusto Silva de. Diversidade humana e educação sexual: narrativas autobiográficas como ferramenta de diálogo entre pais e professores. 2015. [32] f., il. Monografia (Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos no Contexto da Diversidade Cultural)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: O ensino da sexualidade humana, ou educação sexual, historicamente tem sido um desafio, tanto para pais como professores. Pensar em novas formas de atuação neste contexto é essencial para garantir práticas que aproximem as crianças e adolescentes dos conceitos científicos para que possam vivenciar a sexualidade com responsabilidade e segurança. Os atuais modelos educacionais, tanto em casa quanto na escola, estão dissociados no que tange a educação sexual, já que o aluno tem contato com diferentes saberes quando ocupa os dois ambientes. É importante reconhecer, entretanto, que tais diferenças devem ser valorizadas e exploradas a favor do processo de ensino-aprendizagem. Entender como acontece a educação sexual no âmbito das casas dos alunos, a partir de seus responsáveis, é de fundamental importância para que se oportunize uma releitura teórica e metodológica desde às bases na oferta de uma educação sexual emancipadora. A partir da troca de experiências entre pais e professores, estes sujeitos podem refletir sobre sua prática como formadores e aprimorá-la a partir da colaboração, estabelecendo os espaços pedagógicos de cada um, ao mesmo tempo. Utilizando narrativas autobiográficas como ferramenta de socialização de experiências, pais e professores podem dialogar a partir de suas próprias vivências e ressignificá-las, através do processo empático de colocar-se no lugar do outro. Neste sentido, a promoção dos Direitos Humanos a partir da relação dialética escola-família ocorre pela valorização e respeito à diversidade cultural, onde o saber científico não mais se sobrepõe aos signos e subjetividades historicamente construídos em meio familiar, mas complementam-se.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Coordenação dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu, Curso de Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural, 2015.
Aparece na Coleção:Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons