Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/1444
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2008_JussaraTatianaOliveiraSimoesPrelorentzou.pdf288,94 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O desafio de ser uma pessoa com deficiência nas organizações
Autor(es): Prelorentzou, Jussara Tatiana de Oliveira-Simões
Orientador(es): Siqueira, Marcus Vinícius Soares
Assunto: Pessoas com deficiência - emprego
Diversidade no local de trabalho
Inclusão social
Pessoas com deficiência - discriminação
Data de apresentação: Mai-2008
Data de publicação: 4-Fev-2011
Referência: PRELORENTZOU, Jussara Tatiana de Oliveira-Simões. O desafio de ser uma pessoa com deficiência nas organizações. 2008. 82 f. Monografia (Especialização em Gestão de Pessoas)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008.
Resumo: Este estudo teve como objetivo conhecer as trajetórias pessoais e profissionais das pessoas com deficiência, bem como os processos de inserção nas organizações, as relações com o ambiente e colegas de trabalho, e os desafios enfrentados em situações cotidianas. A pesquisa foi direcionada a sete deficientes físicos de empresas privadas e de economia mista em Brasília, por meio de entrevista semi-estruturada e investigação de histórias de vida. O objetivo foi analisar a percepção dessas pessoas quanto às conseqüências de ser “deficiente” nas organizações contemporâneas. A análise identificou o apoio da família, como diferencial na superação das dificuldades e inserção na sociedade e no trabalho; a Lei de Cotas, como indício de maior acessibilidade; e a falta de informação como origem das situações de constrangimento e humilhação. Percebeu-se ainda que a convivência foi fator positivo, uma vez que aumenta o reconhecimento da qualificação profissional das pessoas com deficiência, e diminui atitudes de preconceito e discriminação.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, 2008.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2008.05.TCC.1444
Aparece na Coleção:Gestão de Pessoas



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.