Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/14439
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_LeticiaSousadeMoura_tcc.pdf501,66 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O uso de uma sequência didática para trabalhar a automedicação e a química orgânica no ensino de química
Autor(es): Moura, Letícia Sousa de
Orientador(es): Cavalcanti, Eduardo Luiz Dias
Assunto: Automedicação
Medicamentos - utilização
Química orgânica
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 1-Set-2016
Referência: MOURA, Letícia Sousa de. O uso de uma sequência didática para trabalhar a automedicação e a química orgânica no ensino de química. 2016. iv, 43 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Química)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: A automedicação é muito comum nos dias de hoje, porém é preocupante a forma como ela tem sido feita, devido à inexperiência que as pessoas têm sobre a composição de remédios. Para mudar esse quadro não aconselhamos que as pessoas fiquem horas em hospitais para que sejam prescritos remédios, mas aconselhamos que elas se instruam sobre a composição dos remédios e seus efeitos para fazerem uso desses sem a instrução de profissional da saúde. Essa orientação pode ser dada por um professor, usando de uma sequência didática, que é um método que trabalha um conteúdo de forma mais dinâmica e diferenciada em várias etapas, essas têm o dever de esclarecer aos jovens o conceito de automedicação, ensiná-los a lerem bulas, apresentar à eles ideias de pessoas experientes no assunto através de vídeos e fazer uso desse tema para aplicação na teoria ensinada na escola. Os principais remédios do nosso cotidiano podem ser conhecidos quanto aos seus aspectos macroscópicos, que poderíamos classificar como sendo os benefícios e malefícios visíveis que eles causam, porém, para entender como tais efeitos foram gerados pelos medicamentos ingeridos temos que fazer uso do seu principio ativo para estudar a parte microscópica, como a composição da molécula orgânica. Portanto, podemos fazer o uso dos medicamentos para auxiliar na automedicação e para contextualizar o ensino de química orgânica.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2016.
Aparece na Coleção:Química



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons