Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/14438
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_RafaelSaldanhaCustodio_tcc.pdf888,15 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise das demonstrações financeiras padronizadas das empresas listadas na BM&FBOVESPA em relação ao cumprimento do Pronunciamento Técnico CPC 30 (R1) – Receitas
Autor(es): Custódio, Rafael Saldanha Custódio
Orientador(es): França, José Antônio de
Assunto: Demonstrações financeiras
Normas Internacionais de Contabilidade (IFRS)
Data de apresentação: Jun-2016
Data de publicação: 1-Set-2016
Referência: CUSTÓDIO, Rafael Saldanha Custódio. Análise das demonstrações financeiras padronizadas das empresas listadas na BM&FBOVESPA em relação ao cumprimento do Pronunciamento Técnico CPC 30 (R1) – receitas. 2016. 43 f., il. Monografia (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: O presente artigo demonstra e analisa os resultados obtidos através do levantamento de dados de 200 empresas de capital aberto listadas na Bolsa de Valores de São Paulo – BM&FBovespa. Os dados foram obtidos através de análise das demonstrações financeiras padronizadas anuais do período de 2012 a 2014 que estão divulgadas no site da Comissão de Valores Mobiliários – CVM. O objetivo da pesquisa é analisar o cumprimento da Resolução CFC 1412/2012, relativo ao pronunciamento técnico CPC 30 (R1) – receitas, que determina que na linha de Receita da Demonstração do Resultado do Período deve constar a Receita Líquida e a conciliação entre a Receita Bruta e a Receita Líquida deve constar em Nota Explicativa. A metodologia utilizada para a análise dos dados se deu através da estatística descritiva com abordagem quantitativa. Os resultados dessa análise apontaram que, no ano de 2012, 85% das empresas analisadas estavam de acordo com a norma, e nos anos de 2013 e 2014 esse número subiu para 88% e 89%, respectivamente. Observou-se também que apenas uma das categorias apresentou 100% de aderência à norma contábil. A análise da estatística descritiva demonstrou que ao menos 50% da amostra está acima dos 80% de aderência às exigências da norma. No entanto, não foi possível realizar uma análise comparativa entre as categorias ao longo dos anos, pois as categorias não possuíam uma quantidade aproximada razoável de amostra entre elas, o que poderia gerar uma análise errônea.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Bacharelado em Ciências Contábeis, 2016.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons