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Título: Relações étnico-raciais no ambiente escolar e a valorização do estudo de direitos humanos
Autor(es): Pereira, Andreza Rodrigues
Orientador(es): Sales, Eric de
Assunto: Cultura afro-brasileira
Discriminação na educação
Livros didáticos
Data de apresentação: 14-Nov-2015
Data de publicação: 31-Ago-2016
Referência: PEREIRA, Andreza Rodrigues. Relações étnico-raciais no ambiente escolar e a valorização do estudo de direitos humanos. 2015. 40 f., il. Monografia (Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos no Contexto da Diversidade Cultural)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: A presente pesquisa pretende analisar a aplicação da Lei 10.639/03, que versa sobre o Estudo da História e da Cultura Afrobrasileira. Investigar como são estabelecidas as relações étnico-raciais no ambiente escolar, tendo em vista que precisamos reconhecer a escola como um espaço onde as diferenças sejam elas racial, religiosa, sexual se evidenciam com mais ênfase, deste modo como educadores devemos estar atentos as pratícas discriminatorias, cultivando uma relação de respeito e valorização dos direitos humanos em nossa sala de aula. O objetivo é avaliar como está sendo trabalhada, a questão étnico-racial dentro do conteúdo curricular das escolas, analisando também como é abordada nos livros didáticos os conteúdos referentes á cultura afro-brasileira e a aplicação destes conteúdos em sala de aula. Realizei um trabalho de interveção em uma escola com alunos do 8º e 9º anos, que teve como objetivo fazer uma reflexão de como é a percepção dos alunos referente ao continente Africano.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Curso de Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos no Contexto da Diversidade Cultural, 2015.
Aparece na Coleção:Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural



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