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Título: O papel da escola no combate à discriminação de gênero nos anos iniciais do ensino fundamental em uma escola pública de Samambaia-DF
Autor(es): Lira, Ana Paula Gomes de Abreu
Orientador(es): Silva, Alexandre de Carvalho Rodrigues da
Assunto: Ambiente de sala de aula
Discriminação na educação
Gênero - desigualdade
Data de apresentação: 14-Nov-2015
Data de publicação: 31-Ago-2016
Referência: LIRA, Ana Paula Gomes de Abreu. O papel da escola no combate à discriminação de gênero nos anos iniciais do ensino fundamental em uma escola pública de Samambaia-DF. 2015. 38 f. Monografia (Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos no Contexto da Diversidade Cultural)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Este trabalho monográfico analisa o papel da escola no combate à discriminação de gênero nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Foi feito um estudo qualitativo numa escola pública de Samambaia- DF, utilizando como instrumentos de coleta de dados uma observação das interações dos alunos de uma turma de 3º ano do Ensino Fundamental, além de uma oficina e debate com os alunos da turma. Desse modo, a pesquisa aborda a importância do ambiente escolar na educação de meninos e meninas para igualdade de direitos e oportunidades e faz uma reflexão sobre o papel da escola no combate à discriminação de gênero. Os resultados revelaram que o ambiente escolar pode ser determinante para que as interações entre meninos e meninas continuem sendo uma relação hierárquica e discriminatória. Portanto, levar esta temática para dentro da escola é essencialmente importante, pois é neste ambiente que as crianças são inseridas ativamente na vida social, é neste ambiente que se iniciam as lutas democráticas.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília,Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Curso de Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos no Contexto da Diversidade Cultural, 2015.
Aparece na Coleção:Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural



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