Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/1442
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2008_LeiladeAraujoJorge.pdf385,85 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A influência das relações interpessoais entre os membros da equipe sobre o comprometimento
Autor(es): Jorge, Leila de Araujo
Orientador(es): Machado, Magali dos Santos
Assunto: Relações humanas
Comprometimento organizacional
Grupos de trabalho
Data de apresentação: Mai-2008
Data de publicação: 4-Fev-2011
Referência: JORGE, Leila de Araujo. A influência das relações interpessoais entre os membros da equipe sobre o comprometimento. 2008. 50 f. Monografia (Especialização em Gestão de Pessoas)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008.
Resumo: O objetivo desta monografia foi demonstrar o quanto o comprometimento dos membros de uma equipe de trabalho se faz necessário para que uma organização tenha os seus objetivos alcançados, sejam eles servidores permanentes ou prestadores de serviços (terceirizados). Buscou mostrar, também, o importante papel nas relações interpessoais nos processos de gestão das organizações, para o alcance dos resultados esperados. Por tratar-se de um estudo de caso, a pesquisa restringiu-se a uma equipe de trabalho dentro de uma Autarquia Federal. Foram utilizadas as técnicas de entrevistas e aplicação de questionários como instrumentos de coleta de dados, sendo analisadas por análise de conteúdo e estatística descritiva. Nas entrevistas ficaram caracterizados o papel da forte liderança e o ótimo relacionamento entre os membros da equipe. Nos questionários, além de confirmar esses dados, mostrou que se trata de uma equipe com alto grau de comprometimento. A pesquisa revelou que, em geral, os funcionários da equipe são bem comprometidos, sendo que o grau de comprometimento dos prestadores de serviços se mostrou mais elevado com a equipe em que trabalha do que os servidores permanentes. Concluiu-se que quanto mais comprometido o funcionário com a equipe, melhores são os resultados alcançados.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, 2008.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2008.05.TCC.1442
Aparece na Coleção:Gestão de Pessoas



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.