Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/14419
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_MarcusViniciusdeSouzaSantos.pdf820,98 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise do processo de criação de condomínios industriais sob a ótica de redes
Autor(es): Santos, Marcus Vinícius de Souza
Orientador(es): Reyes Junior, Edgar
Assunto: Cooperação empresarial
Governança corporativa
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 30-Ago-2016
Referência: SANTOS, Marcus Vinícius de Souza. Análise do processo de criação de condomínios industriais sob a ótica de redes. 2016. 62 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Nota-se ultimamente que há um processo de alto decrescimento da utilização de mídias impressas ao redor do mundo e claro no Brasil também. Com a expansão do mercado de novas tecnologias que possibilitam cada vez mais que pessoas de qualquer classe social tenham acesso a vários tipos de informação, que vai de um simples e-mail com informações de produtos até o consumo de livros em si sem que haja necessidade do material impresso, a indústria gráfica encontra-se em um estado de crise. Juntando estes fatores externos do próprio mercado a um baixíssimo auxílio de um governo que não investe em nenhum tipo de subsidio para auxiliar a indústria e uma infraestrutura precária do próprio país que aumenta mais ainda os custos as indústria gráfica do Distrito Federal precisa conseguir maneiras de se diferenciar e manter as impressas ativas por conta própria, e uma forma que pode possibilitar uma vantagem e uma possibilidade de sobrevivência é juntar as empresas que antes se viam mais como concorrentes e inimigos e investirem na criação de um parque gráfico, em outro estado, com a cooperação entre elas. A criação de um condomínio industrial aparece como uma forma inovadora de atuação na indústria gráfica, mas que já vem sendo utilizada em outros setores da economia, como o automobilístico por exemplo. Este estudo possibilita observar o processo de formação da rede de cooperação de algumas gráficas em Brasília em busca da criação de um parque industrial e os possíveis benefícios dessa atuação.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2016.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons