Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/14416
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_JulianaHannadCachoeiraMendoncaCorrea.pdf487,75 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Endividamento do público universitário da UnB em 2016 : análise e comparação dos graduandos em Ciências Contábeis e outros cursos
Autor(es): Corrêa, Juliana Hannad Cachoeira Mendonça
Orientador(es): Mendes, Krisley
Assunto: Estudantes universitários
Endividamento
Finanças pessoais
Universidade de Brasília (UnB) - estudantes
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 30-Ago-2016
Referência: CORRÊA, Juliana Hannad Cachoeira Mendonça. Endividamento do público universitário da UnB em 2016: análise e comparação dos graduandos em Ciências Contábeis e outros cursos. 2016. 35 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Este estudo teve como objetivo analisar o comportamento financeiro do público universitário de quatro cursos da Universidade de Brasília (UnB) e comparar os resultados com aqueles identificados para o curso de Ciências Contábeis. A hipótese considerada é que os alunos de Ciências Contábeis adquirem ao longo do curso maior educação financeira, quando comparados ao comportamento financeiro de alunos de outros cursos. A motivação está em considerar que o curso de Ciências Contábeis apresenta um diferencial positivo ao fornecer o ensino em finanças pessoais e servir de ferramenta ao aplicar o conhecimento contábil no dia a dia do estudante. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica para compreender o contexto brasileiro quanto à educação financeira e para identificar os fatores que levam um indivíduo a situação de endividado. A pesquisa foi realizada através da seleção de cursos dentre as onze faculdade da Universidade de Brasília. Foram selecionados quatro cursos, além do curso de Ciências Contábeis, por amostragem aleatória simples, Ciências Econômicas, Enfermagem, Medicina e Pedagogia. Dentre esses cursos foi realizado um survey (levantamento) através de questionário para os calouros e formandos. Foi feita uma comparação entre os calouros e formandos para compreender como a passagem pela universidade inlfuencia na saúde financeira do graduando, através da aquisição de conhecimentos que possam ajudá-los a tomar melhores decisões financeiras ou adquirindo acesso facilitado as linhas de crédito, que possam interfeir de maneira negativa no orçamento. Outra comparação realizada foi entre os cursos, analisando as diferenças socioeconômicas, introdução no mercado de trabalho e comportamentos financeiros que sejam características do curso de cada aluno e influencie sua atitude financeira. Os formandos do curso de ciências contábeis se destacaram por serem os que mais receberam ensino formal em finanças pessoais, em decorrência disso, todos realizam algum meio de controle financeiro, em maioria gastam menos do que ganham e destinam parte de seus recursos a algum investimento. Foi verificado que os fatores de maior influência sobre o endividamento consiste no uso do cartão de crédito, o auxílio recebido dos familiares e inserção no mercado de trabalho.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, 2016.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons