Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/14414
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_MarianaCarvalhoRochaAlvesdaSilva.pdf1,52 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise da percepção das peças publicitárias no ambiente metroviário do Distrito Federal
Autor(es): Silva, Mariana Carvalho Rocha Alves da
Orientador(es): Rodrigues, Evaldo Cesar Cavalcante
Coorientador(es): Silva, Roberto Bernardo da
Assunto: Transporte público
Metrô - Distrito Federal (Brasil)
Marketing - estratégias
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 30-Ago-2016
Referência: SILVA, Mariana Carvalho Rocha Alves da. Análise da percepção das peças publicitárias no ambiente metroviário do Distrito Federal. 2016. 68 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: O trabalho tem o objetivo de analisar a percepção das peças publicitárias no ambiente metroviário do Distrito Federal. Foi desenvolvida uma pesquisa quantitativa de caráter descritivo. O estudo teve como embasamento teórico a Gestão de operações, transporte, dispositivos de orientação no transporte e Marketing. O levantamento dos dados foi realizado de duas formas: primeiramente através de discussão de grupo com especialistas na área de transportes foram construídos os critérios a serem avaliados e posteriormente os critérios foram avaliados por meio da aplicação de 155 roteiros de entrevista junto aos usuários do METRÔ-DF. Na análise desses dados utilizou-se a Metodologia Multicritério de Apoio à Decisão Construtivista (MCDA-C) a qual possibilita analisar quantitativamente um problema qualitativo. O resultado da pesquisa mostra que todas as áreas do METRÔ-DF têm percepções equivalentes no ponto de vista dos usuários, com destaque para a área paga, que apresentou a melhor percepção. Constata-se também que, a inserção da publicidade não gera incomodo nos usuários. O trabalho tem como contribuição gerencial de auxiliar os responsáveis do METRÔ-DF na inserção de publicidade no ambiente metroviário, de modo a auxiliá-lo na identificação dos locais com mais percepção, bem como, na orientação dos demais interessados, principalmente os anunciantes e pesquisadores.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2016.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons