Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/1441
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2008_LarisseVasconcelosCosta.pdf122,28 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Gestão por competências aplicada a uma empresa hospitalar
Autor(es): Costa, Larisse Vasconcelos
Orientador(es): Freitas, Isa Aparecida de
Assunto: Administração de pessoal
Gestão por competências
Data de apresentação: 2008
Data de publicação: 4-Fev-2011
Referência: COSTA, Larisse Vasconcelos. Gestão por competências aplicada a uma empresa hospitalar. 2008. 51 f. Monografia (Especialização em Gestão de Pessoas)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008.
Resumo: O presente estudo visa comparar os conceitos e princípios descritos na literatura sobre Gestão por competências à prática de um grupo de empresas do ramo hospitalar. A aplicação de qualquer modelo de gestão exige uma adaptação significativa quanto às características estratégicas da organização e, tal adaptação, muitas vezes, exclui aspectos referidos na teoria ou mesmo inclui metodologias que a teoria não contempla. A infinidade de conceitos sobre competências e suas aplicações diferenciadas remetem à uma reflexão sobre como acontece, na prática, a Gestão por competências nas organizações. Para que fosse alcançado o objetivo proposto, elaborou-se um questionário sobre a forma de implementação da Gestão por competências na referida empresa. Responderam ao questionário 2 (duas) gestoras da área estratégica de Gestão de Pessoas que participaram do processo de implementação da gestão por competência. A Análise dos questionários indicaram que a aplicação do modelo de Gestão por competência possui mais consonâncias que dissonâncias do que foi descrito na teoria sobre a referida Gestão.
Abstract: This study sought to compare the concepts and principles described in the literature on management skills into practice by a group of companies of the branch hospital. The implementation of any management model requires a significant adjustment on the characteristics of the organization and strategic, this adaptation often exclude those aspects in theory and even includes methodologies that the theory does not address. The multitude of skills and concepts on their differentiated applications refer to as a reflection on in practice the skills for management in organizations. To have achieved the goal was proposed, drafted up a questionnaire on how to implement the skills in management by the company. They replied to the questionnaire 2 (two) managing the area of strategic management People who participated in the process of implementation of management by jurisdiction. The analysis of the questionnaires indicated that the implementation of the Model Management has responsibility for more consonance than dissonance that was described in theory on the Management.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, 2008.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2008.TCC.1441
Aparece na Coleção:Gestão de Pessoas



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.