Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/14398
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_LeonardoMarquesNunesdeMattos.pdf4,6 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Uma proposta de índice para seleção de barramentos mais afetados por harmônicas em sistemas de potência baseado na aplicação da varredura em frequência
Autor(es): Mattos, Leonardo Marques Nunes de
Orientador(es): Ferreira Filho, Anésio de Leles
Assunto: Sistemas de energia elétrica
Corrente elétrica
Sistema Interligado Nacional (SIN)
Data de apresentação: 2012
Data de publicação: 30-Ago-2016
Referência: MATTOS, Leonardo Marques Nunes de. Uma proposta de índice para seleção de barramentos mais afetados por harmônicas em sistemas de potência baseado na aplicação da varredura em freqüência. 2012. xi, 165 f., il. Monografia (Bacharelado em Engenharia Elétrica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
Resumo: Correntes harmônicas são uma preocupação em sistemas potência em corrente alternada desde sua concepção. Seus efeitos são diversos e nefastos. Atualmente, a maior fonte de correntes harmônicas são os equipamentos da eletrônica de potência, os quais são encontrados tanto no âmbito da distribuição quanto da transmissão. No âmbito da transmissão há Consumidores Eletrointensivos que quando fazem uso de pontes retificadoras, podem injetar grandes quantidades de correntes harmônicas na rede. No presente trabalho, fez-se a modelagem de uma malha de transmissão real, o Sistema Interligado Nacional. Do SIN, elegeu-se o barramento de 230 kV da subestação que atende às cargas da capital do estado do Maranhão, São Luís II, para conexão de um Consumidor Eletrointensivo fictício. Consumidor esse que faz uso extensivo de dispositivos da eletrônica de potência. E, para encontrar qual barra em sua vizinhança é de forma mais significativamente afetado por tais correntes, e quais configurações acentuam ou atenuam seus efeitos, este trabalho propõe o Índice de Severidade. Tal Índice é computado a partir da Técnica da Varredura em Frequência e do conhecimento do perfil de correntes injetadas. O IS é validado por simulações no domínio do tempo, comparando-o com as variações de tensões obtidas nos barramentos, bem como a Distorção Harmônica Total.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Elétrica, 2012.
Aparece na Coleção:Engenharia Elétrica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons