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Título: A criança hiperativa no contexto da diversidade cultural : família e escola
Autor(es): Lacerda, Benedita Pereira
Orientador(es): Machado, Maria Salete Kern
Assunto: Distúrbio da falta de atenção com hiperatividade
Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH)
Distúrbios da aprendizagem
Família e escola
Data de apresentação: 19-Dez-2015
Data de publicação: 30-Ago-2016
Referência: LACERDA, Benedita Pereira. A criança hiperativa no contexto da diversidade cultural: família e escola. 2015. 34 f., il. Monografia (Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos no Contexto da Diversidade Cultural)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: A pesquisa foi realizada através da observação de um aluno com TDAH, em sala de aula, investigando e fazendo análise das dificuldades de aprendizagem enfrentadas. Relata problemas sofridos por esse estudante no ambiente escolar, familiar e no convívio social, decorrentes do comportamento impulsivo. Visa também esclarecer que a criança com Transtorno de déficit de Atenção e Hiperatividade, em sala de aula, distancia das demais, justamente por ter características de agitação, inquietude e falta de atenção, o que torna difícil a convivência com outras crianças. Os pais punem muito sem saber o que realmente acontece. Em sala de aula, às vezes, a criança fica isolada porque não sabe e não admite perder em nenhuma brincadeira e jogos. Tal situação torna-se um desafio para os educadores contemporâneos, pois requer cada vez mais a busca de conhecimentos a respeito da inclusão, dos Direitos Humanos e da Diversidade cultual. No entanto é de suma importância, buscar relacionar também a integração família-escola frente a esta questão, analisando as possibilidades do estudante na tentativa de amenizar os efeitos da hiperatividade que pode afetar no desenvolvimento cognitivo, social e afetivo da criança. Desta forma, fica evidente a importância da integração entre os membros da família e da relação família-escola para o desenvolvimento da criança hiperativa em todos os aspectos e a diminuição dos problemas enfrentados por todos que convivem com essa criança.
Abstract: The survey was conducted by observing a student with TDAH in the classroom, investigating and making analysis of facing learning difficulties. Reports problems suffered by this student in the school environment, family and social life, resulting from impulsive behavior. It also aims to clarify that the child with attention-deficit Hyperactivity Disorder, in the classroom, distance from the others, just to have agitation characteristics, restlessness and inattention, making it difficult to live with other children. Parents too punishing without knowing what actually happens. In the classroom, sometimes the child is isolated because they do not know and does not admit to lose in any game and games. This situation becomes a challenge to contemporary educators, as more and more requires the search for knowledge about the inclusion of Human Rights and Diversity cult. However it is of paramount importance, seek also relate to integrate family-school front of this issue, analyzing the student's possibilities in an attempt to mitigate the effects of hyperactivity that can affect the cognitive, social and emotional development of children. Thus, it is evident the importance of integration between family members and the family-school relationship for the development of hyperactive child in all aspects and the reduction of the problems faced by all who live with this child.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Coordenação dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu, Curso de Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural, 2015.
Aparece na Coleção:Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural



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