Título: | A criança hiperativa no contexto da diversidade cultural : família e escola |
Autor(es): | Lacerda, Benedita Pereira |
Orientador(es): | Machado, Maria Salete Kern |
Assunto: | Distúrbio da falta de atenção com hiperatividade Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) Distúrbios da aprendizagem Família e escola |
Data de apresentação: | 19-Dez-2015 |
Data de publicação: | 30-Ago-2016 |
Referência: | LACERDA, Benedita Pereira. A criança hiperativa no contexto da diversidade cultural: família e escola. 2015. 34 f., il. Monografia (Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos no Contexto da Diversidade Cultural)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. |
Resumo: | A pesquisa foi realizada através da observação de um aluno com TDAH,
em sala de aula, investigando e fazendo análise das dificuldades de
aprendizagem enfrentadas. Relata problemas sofridos por esse estudante no
ambiente escolar, familiar e no convívio social, decorrentes do comportamento
impulsivo. Visa também esclarecer que a criança com Transtorno de déficit de
Atenção e Hiperatividade, em sala de aula, distancia das demais, justamente por
ter características de agitação, inquietude e falta de atenção, o que torna difícil a
convivência com outras crianças. Os pais punem muito sem saber o que
realmente acontece. Em sala de aula, às vezes, a criança fica isolada porque não
sabe e não admite perder em nenhuma brincadeira e jogos. Tal situação torna-se
um desafio para os educadores contemporâneos, pois requer cada vez mais a
busca de conhecimentos a respeito da inclusão, dos Direitos Humanos e da
Diversidade cultual. No entanto é de suma importância, buscar relacionar também
a integração família-escola frente a esta questão, analisando as possibilidades do
estudante na tentativa de amenizar os efeitos da hiperatividade que pode afetar
no desenvolvimento cognitivo, social e afetivo da criança. Desta forma, fica
evidente a importância da integração entre os membros da família e da relação
família-escola para o desenvolvimento da criança hiperativa em todos os aspectos
e a diminuição dos problemas enfrentados por todos que convivem com essa
criança. |
Abstract: | The survey was conducted by observing a student with TDAH in the
classroom, investigating and making analysis of facing learning difficulties.
Reports problems suffered by this student in the school environment, family and
social life, resulting from impulsive behavior. It also aims to clarify that the child
with attention-deficit Hyperactivity Disorder, in the classroom, distance from the
others, just to have agitation characteristics, restlessness and inattention, making
it difficult to live with other children. Parents too punishing without knowing what
actually happens. In the classroom, sometimes the child is isolated because they
do not know and does not admit to lose in any game and games. This situation
becomes a challenge to contemporary educators, as more and more requires the
search for knowledge about the inclusion of Human Rights and Diversity cult.
However it is of paramount importance, seek also relate to integrate family-school
front of this issue, analyzing the student's possibilities in an attempt to mitigate the
effects of hyperactivity that can affect the cognitive, social and emotional
development of children. Thus, it is evident the importance of integration between
family members and the family-school relationship for the development of
hyperactive child in all aspects and the reduction of the problems faced by all who
live with this child. |
Informações adicionais: | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Coordenação dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu, Curso de Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural, 2015. |
Aparece na Coleção: | Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural
|