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Título: Treinamento, Desenvolvimento e Educação : percepção quanto a importância de aspectos que podem influenciar a efetividade de políticas e práticas de TD&E em organizações
Autor(es): Costa, Jéssica Teles da
Orientador(es): Odelius, Catarina Cecília
Assunto: Treinamento profissional
Pessoal - treinamento
Data de apresentação: 28-Jun-2016
Data de publicação: 30-Ago-2016
Referência: COSTA, Jéssica Teles da. Treinamento, Desenvolvimento e Educação: percepção quanto a importância de aspectos que podem influenciar a efetividade de políticas e práticas de TD&E em organizações. 2016. 54 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: As organizações nos dias atuais têm ampliado significativamente o olhar para os indivíduos e suas necessidades de aprendizagem, crescimento e desenvolvimento profissional, em um contexto de profundas mudanças sociais, políticas, econômicas e tecnológicas. Com isso, volta-se também a atenção para os processos de treinamento, educação e desenvolvimento. Este estudo teve como objetivo identificar aspectos que influenciam a efetividade de políticas e práticas de TD&E, junto à profissionais de duas grandes empresas sediadas em Brasília. O instrumento de pesquisa utilizado para coleta de dados foi extraído do trabalho de Odelius e Siqueira Júnior (2007), com o título: "Aspectos que influenciam a efetividade das políticas e práticas de treinamento, desenvolvimento e educação na área de tecnologia de uma instituição financeira. A pesquisa possui característica quantitativa, onde foram utilizadas técnicas estatísticas descritivas e de comparações entre médias, para análise dos dados coletados. No total, 39 profissionais participaram da pesquisa, onde 17 pertenciam à empresa A (setor aeroportuário) e 22 compunham o quadro da empresa B (setor industrial). A variação quanto à importância percebida pelos respondentes quanto aos aspectos que influenciam a efetividade de políticas e práticas de TD&E foi muito reduzida, indicando que todos os componentes foram considerados importantes pelos pesquisados.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2016.
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